Saiba como estudante superou o med
e alcançou nota máxima no exame.
3) COMO OS CRITERIOS SE
EXPLIQUE SUA CLASSIFIC
EXEMPLIFIQUE.
Soluções para a tarefa
Resposta:
“Eu tinha muito medo de redação. Eu escutava ‘redação’ e me tremia todinha”. Esse era o sentimento de Nayra Delany de Amorim Alves, 18 anos, de Rio Grande do Norte (RN), uma das 53 pessoas que tiraram nota 1.000 na redação do Enem 2019.
Quase 4 milhões de inscritos fizeram a prova de redação no dia 3 de novembro, cujo tema foi “Democratização de acesso ao cinema no Brasil”. Alguns consideraram o tema fácil, enquanto outros ficaram surpresos, achando o assunto difícil por ser muito específico.
Nayra concorda com o segundo time. “Achei o tema específico e penso que nenhum cursinho trabalhou esse assunto em particular. Pode ter trabalhado cultura, mas cinema não. Na hora de desenvolver a redação, a fiz baseada em cultura”, relembra.
Leia a correção comentada da redação do Enem 2019
Medo
Para driblar o tal medo, em especial de não saber nada sobre o tema, Nayra comenta que fazia todos os temas de redações que apareciam pela frente. “Por eu ter esse medo, focava bastante na redação. Eu vi minha evolução durante o ano. Fui para a prova do Enem bem confiante”.
Mas, na hora do Enem 2019, nem tudo foram flores para a jovem. Conforme ela conta, quando sentou na cadeira na sala e abriu a proposta de redação, viu que o tema era cinema, algo tão específico, aí bateu aquele gelo.
“Eu saí da prova meio pra baixo, com aquela coisa: fiz o que tinha pra fazer, mas não acho que foi minha melhor redação. Por isso, a nota foi uma surpresa muito grande”, comemora.
A estudante estava na autoescola quando saiu a nota 1.000 na redação. “Eu comecei a chorar no cantinho, na última cadeira e escondendo para ninguém ver”.
Veja como tirar nota 1.000 na redação do Enem
Preparação
Natural de Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, Nayra mudou-se para a capital do Ceará para se preparar melhor para vestibulares de Medicina. "Em Fortaleza há melhores cursinhos", explica a estudante.
“Medicina é um sonho desde pequena. Sempre tive isso na minha cabeça e me dediquei bastante. Quando era pequena, pedi para o meu pai um esqueleto para estudar todos os ossos porque sabia que queria ser ortopedista”, conta, emocionada.