------------------------------------------------------------
(SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.
A carta de Pero Vaz de Caminha
A Carta conhecida como “Carta de Pero Vaz de Caminha” é também conhecida como “Carta a el-Rei Dom Manoel sobre o achamento do Brasil”, é um documento no qual Pero Vaz de Caminha registrou suas primeiras impressões sobre a terra descoberta. […]
Vaz de Caminha era escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral, e redigiu essa carta para Dom Manoel I para comunicar-lhe o descobrimento das novas terras. […]
A carta é o exemplo típico do deslumbramento dos Europeus para com o novo. No caso, o “Novo Mundo” como era chamado as Américas. Caminha documenta algumas características físicas da terra encontrada e o momento em que viram um monte, denominado logo depois por Pedro Álvares Cabral como “Monte Pascoal”. Logo após disso, ele narra o desembarque dos Portugueses na praia e o primeiro contato com os índios onde praticam o primeiro escambo (troca de mercadorias). Ele (Vaz de Caminha), narra também a primeira missa realizada na terra descoberta.
No Texto, no trecho “... o primeiro escambo (troca de mercadorias).” (ℓ. 10-11) os parênteses foram usados para
A) acrescentar uma reflexão.
B) apresentar uma crítica.
C) destacar uma expressão.
D) inserir uma explicação.
E) introduzir um comentário.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
A alternativa correta é a letra D.
Os parênteses são um recurso linguístico de pontuação muito utilizado para acrescentar uma informação, explicação, realizar comentários ou observações sobre um determinado tema na frase. Além disso, as citações de autores, livros e obras em um texto são compostas por parênteses.
No trecho destacado o autor se utiliza dos parênteses para explicar o que seria o primeiro escambo, uma palavra que não é muito utilizada nos dias correntes.
Espero ter ajudado !
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Espanhol,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
11 meses atrás
Português,
11 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás