Português, perguntado por thiagosousamachado, 6 meses atrás

Sacra Folia MATEÚSA — Não tenho nada a ver com isso. Não sabia que era pacto. E eu não falo aquelas palavras esquisitas para chamar diabo... (apavorada) Pelos profetas do Aleijadinho! BORACEIA — Que Aleijadinho? Não tem... (Vira-se e grita de susto ao ver um demônio torto e manco que entra) Quem é você? DEMÔNIO — Eu sou o cão, coisa-ruim, azucrim, arrenegado, cafute, demo, rabudo... MATEÚSA (cortando) — Dá licença, seu diabo, que eu não vou esperar o senhor dizer todos os sobrenomes, não, tá? Eu vou ali na casinha e já volto! (Sai correndo). NICOLETE, A. (Org.). Luís Alberto de Abreu: um teatro de pesquisa. São Paulo: Perspectiva, 2011. O trecho faz parte de uma peça de teatro do projeto de pesquisa da Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes. Considerando-se os níveis de variantes linguísticas, o diabo, ao responder a Boraceia, evidencia a a) variação geográfica, na enumeração de termos pelos quais é reconhecido no interior do Brasil. b) variação situacional, por meio da formalidade exagerada de sua apresentação. c) variação social, no uso de jargões característicos de sua classe profissional. d) variação histórica, através do uso de termos que entraram em desuso. e) variação social, no uso de termos reconhecíveis pela classe alta


vitoroliveirapsn: geekie da bahia mano, algm tem o gabarito ja?
vlgtaz22: de SC tbm manokkkkk
ivanblock18: outro cariocakkkk
SrVonGabriel: I ala to so o pao de queijo vendo voces ai wehnunurthtn
weulinuai: ae fml do sesi segue ai @weulin78 tmj amo vcx
weulinuai: sesi acr agradece
Brunooouu: Sesão de jundiaí agradeçe!!!
desesperx: fala seus comedores de biscoito
raferrarinavarro: sesi 221 agradeçee

Soluções para a tarefa

Respondido por giovaniprcebeniakoli
8

Resposta:

a) variação geográfica, na enumeração de termos pelos quais é reconhecido no interior do Brasil.

Respondido por martinkoliveira
9

Levando em conta os níveis de variações linguísticas, o diabo, ao responder Boraceia, evidencia o que está posto na letra A) variação geográfica, na enumeração de termos pelos quais é reconhecido no interior do Brasil.

Variações linguísticas representam as diferenças intrínsecas em uma mesma língua. Essas variações podem ser de diferentes tipos, como: geográfica, histórica, social ou situacional.

No texto apresentado, percebe-se a presença de uma variação geográfica, que diz respeito ao sotaque de diferentes regiões. As palavras enumeradas para se referir a uma mesma coisa (demônio) fazem parte do estilo de fala presente no interior do Brasil.

É importante destacar que as variações linguísticas não podem ser consideradas como erradas, sendo somente diferentes uma das outras. Por essa diferença existente, há muito preconceito entre as diferentes regiões, que não aceitam que haja essa variação.

Veja mais sobre variação linguística em:

brainly.com.br/tarefa/24750679

Anexos:
Perguntas interessantes