Sociologia, perguntado por mateusimaorodrp4rib9, 1 ano atrás

Saber sobre um determinado campo de conhecimento é entender a sua construção, a forma como diversos autores abordam as possibilidades de análise e de enfrentamento dos problemas sociais. Não é possível ter um entendimento pleno de uma ciência sem o domínio metodológico dos autores que fundamentaram este campo de conhecimento.
Nesse sentido, associe as duas colunas relacionando os autores clássicos da Sociologia com seu respectivo pensamento.
(1) Karl Marx.
( ) A sociedade deve ser entendida como um fenômeno físico. Nela os seres humanos se encontram reunidos solidariamente para a produção dos fenômenos sociais. Todo o fato social é uma produção coletiva, que deve ser observada de forma empírica com os mesmos critérios dos fenômenos materiais, mesmo não tendo a natureza destes fenômenos.
(2) Emile Durkheim.
( ) A sociedade capitalista se sustenta na produção voltada a acumulação de riqueza. A Burguesia, enquanto classe dominante, busca atender seus interesses através da implantação de leis e da garantia da ordem social. Desta forma, as instituição implantadas pelo governo liberal é um instrumento de manutenção do capitalismo.
(3) Max Weber.
( ) Mesmo nos fenômenos sociais que pareçam ser conduzidos por uma racionalidade há um intensão dos agentes carregada de sentidos lógicos ou emocionais. Não podemos considerar que o comportamento em sua aparência denuncie a intenção do sujeito que o pratica. Há outros elementos subjetivos e de fundamento cultural que levam a uma determinada ação.
A sequência correta desta classificação é:

Soluções para a tarefa

Respondido por uehara607p7nn6w
5
I- Max Weber

II- Karl Marx, pois faz uma critica ao Capitalismo

III- Emile Durkheim, pois fala sobre o sentimentos do humano diante uma sociedade, muito parecida com a "teoria do suicidio"

ninekka34: Concordo! Quadro 1 pag 122 do livro.
Respondido por jake364
10

Resposta: alternativa 2

2,1,3

Explicação:

(2) Emile Durkheim -  A sociedade deve ser entendida como um fenômeno físico. Nela os seres humanos se encontram reunidos solidariamente para a produção dos fenômenos sociais. Todo o fato social é uma produção coletiva, que deve ser observada de forma empírica com os mesmos critérios dos fenômenos materiais, mesmo não tendo a natureza destes fenômenos.

(1) Karl Marx - A sociedade capitalista se sustenta na produção voltada a acumulação de riqueza. A Burguesia, enquanto classe dominante, busca atender seus interesses através da implantação de leis e da garantia da ordem social. Desta forma, as instituição implantadas pelo governo liberal é um instrumento de manutenção do capitalismo.

(3) Max Weber -  Mesmo nos fenômenos sociais que pareçam ser conduzidos por uma racionalidade há um intensão dos agentes carregada de sentidos lógicos ou emocionais. Não podemos considerar que o comportamento em sua aparência denuncie a intenção do sujeito que o pratica. Há outros elementos subjetivos e de fundamento cultural que levam a uma determinada ação.

Perguntas interessantes