Sabendo-se que em determinada população em equilíbrio a frequência de um gene autossômico recessivo é de 30%, a frequência de homozigotos dominantes e de heterozigotos será, respectivamente:
Soluções para a tarefa
Olá,
Supostamente a resposta correta seria a letra D, porém tenho indícios de que esta questão está furada e deve ser anulada. A resposta ideal seria inverter a ordem dos valores apresentados na letra D porque em uma população, se determinado gene segue o padrão de herança mendeliano clássico, é esperado que exista mais heterozigotos do que homozigotos recessivos ou dominantes. Como o exercício disse que a porcentagem de indivíduos que expressam o fenótipo recessivo é 30, espera-se que exista 70% com os outros genótipos.
Porém neste exercício, somente a letra D soma esses 70% restantes, e isso é uma evidência de que ela é a mais adequada entre as alternativas porque nenhuma outra bate 100% como é esperado. Outro aspecto importante é a de que o padrão esperado genotipicamente seria de 1:2:1 sendo AA: Aa: aa a ordem. A letra D aparece a proporção só que invertida entre o homozigoto dominante e o heterozigoto, ficando 2:1:1. Isto não existe nos conceitos de genética.