sabendo-se que a produção de albumina é determinada geneticamente, considere a situação a seguir: do cruzamento de uma égua que produz albumina A com um cavalo produtor de albumina B, todos os potros produzem ambos os tipos de albumina.
a)Que tipo de herança é essa? Justifique.
b)Se um macho dessa descendência for cruzada com uma fêmea de igual genótipo, qual a porcentagem esperada de descendentes que produzirão apenas albumina B?
Soluções para a tarefa
100%
Resposta da A)
Trata-se de um caso de codominância, ou seja, não há dominância de apenas uma característica, mas as duas se expressam.
Na questão estamos lidando com o cruzamento de uma água que produz albumina A (PaPa) com um cavalo que produz albumina B (PbPb). Se fosse dominância simples, os potros expressariam apenas um dos fenótipos. Porém, como se trata de codominância, os potros com genótipo heterozigoto expressam um fenótipo também misto.
É importante tomar cuidado para não confundir com dominância incompleta, que seria a expressão de um fenótipo intermediário. Ex: Flor branca com flor vermelha gera flores rosas.
Resposta da B)
>> Macho dessa descendência: Como ele tem o genótipo heterozigoto, seria PaPb
>> Assim, a fêmea de igual genótipo também é PaPb
PaPb x PaPb: PaPa / PaPb / PaPb / PbPb
Para que o indivíduo produza apenas albumina B, seu genótipo deve ser PbPb. Com base no resultado do cruzamento que fizemos acima, vemos que 1/4 dos descendentes será PbPb, ou seja, 25% dos descendentes devem produzir apenas albumina B.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/3195825