Sabendo que e que pode-se afirmar que é igual a:
A)6
B)2
C)4
D)-2
E)-4
Soluções para a tarefa
Basicamente, usando as propriedades mais básicas do logaritmo você consegue achar.
Achei primeiro o x, depois o y e por fim achei a resposta.
Segue o anexo :)
⠀
⠀⠀Pode-se afirmar que o valor do logaritmo indicado é igual a 2 e, portanto, a alternativa b) é a correta.
⠀
⠀⠀Extraindo tudo o que é-nos dito pelo enunciado, temos que log₃ (7x – 1) = 3, log₂ (y³ + 3) = 7 e assim, desejamos determinar o valor de logᵧ (x² + 9).
⠀⠀De cara percebemos que para encontrar o valor do logaritmo proposto é preciso encontrarmos os valores de x e y nas duas equações logarítmicas dadas. Para isso será necessário usarmos a definição dos logaritmos. Pra você entender vamos acatar logₙ (m) = k (lê-se: logaritmo de ''m'' na base ''n'' igual a ''k''). Considerando sua condição de existência — que é a circunstância para esse logaritmo existir — ser m > 0 e 0 < n ≠ 1, onde m e n são números reais, podemos afirmar que logₙ (m) = k ⇔ m = nᵏ (lê-se: logaritmo de ''m'' na base ''n'' é igual a ''k'' se, e somente se, ''m'' é igual a ''n'' elevado a ''k''). Veja que é por causa dessa equação exponencial onde concluímos que ''m'' deve ser positivo e ''n'' deve ser positivo mas diferente de 1 (um). Portanto, encerro essa parte reiterando que logₙ (m) = k ⇔ m = nᵏ é a tão valiosa definição de logaritmo que usaremos no decorrer da resolução desta questão, então sempre que haver situações com logaritmos você precisa lembrar dela.
⠀
⠀⠀Começando a resolução, vamos encontrar o valor de x na primeira equação. Note que pela variável se situar no logaritmando devemos impor a condição de existência. Se o logaritmando deve ser positivo, então 7x – 1 > 0 ⇒ 7x > 1 ⇒ x > 1/7. Portanto, x deve ser restritamente maior que 1/7 (que é aproximadamente 0,143). Prosseguindo, através da definição supracitada teremos:
⠀
⠀
⠀⠀Veja que o valor de x satisfaz a condição imposta.
⠀⠀Agora para encontrar o valor de y é a mesma coisa, imporemos a condição de existência para o logaritmo da segunda equação uma vez que ''y'' se situa no logaritmando. Assim, temos que y³ + 3 > 0 ⇒ y³ > – 3 ⇒ y > ∛(– 3) ⇒ y > – ∛3. Portanto, y deve ser restritamente maior que – ∛3 (que é aproximadamente – 1,44). Prosseguindo, aplicando a definição teremos:
⠀
⠀
⠀⠀Note também que o valor de y satisfaz a condição imposta.
⠀⠀Dessa forma, se x = 4 e y = 5, basta fazermos a substituição no logaritmo apresentado e determinar seu valor:
⠀
⠀
⠀⠀Assim, reiterando os últimos passos: foi preciso aplicar a propriedade ''logaritmo da potência'', em que logₙ (mᵏ) = logₙ (m) · k e depois, como é sabido por uma consequência da definição, o logaritmo que possui um logaritmando e uma base iguais é igual a 1 (um), ou seja, logₘ (m) = 1, por isso que tínhamos feito log₅ (5) = 1.
⠀⠀Dessarte, concluímos que a alternativa b) 2 responde a questão.
⠀
⠀
⠀
brainly.com.br/tarefa/38073448
brainly.com.br/tarefa/38016884
brainly.com.br/tarefa/38057636
⠀