Psicologia, perguntado por lessalindinhalinda, 4 meses atrás

Sabendo que os processos de adoecimento e saúde dizem respeito a diferentes campos do conhecimento, ou seja, é um objeto de diferentes ciências e profissões, há possibilidade de afirmar uma especificidade da Psicologia nesse campo? Por quê?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
15

Sim. Para questões associadas ao adoecimento e saúde, existe a área da Psicologia da Saúde, a qual procura estabelecer alguns parâmetros, de forma a identificar fatores que levam as pessoas a adoecer, mediante aspectos psicológicos e emocionais.

A Psicologia da Saúde representa uma subárea da Psicologia que estuda o comportamento da população em aspectos associados a doenças, Procura estabelecer alguns elementos que possam corroborar com o desenvolvimento de doenças, diagnosticando e tratando.

Respondido por 2waterside
3

Resposta:

Sim.

Explicação:

Considerando que a Psicologia nasce como ciência intermediária entre as ciências da natureza e sociais, é possível afirmar que o seu objeto, sendo compartilhado por outros campos do conhecimento, envolve um contínuo diálogo com diferentes áreas, tais como a Física, a Fisiologia, a Filosofia, a Antropologia, etc. A Psicologia, como ciência e profissão, foi formulada a partir de diferentes projetos independentes, como Psicanálise, Gestalt, Comportamentalismo, Interacionismo, entre outros, que procuraram mapear a especificidade do objeto dessa nascente ciência que poderia diferenciá-la das demais. Contudo, sempre mantendo contínuo diálogo com as formulações e os métodos daqueles campos citados anteriormente, essa ciência nascente teve seu surgimento alimentado por bases teóricas e epistemológicas plurais, como a procura por definir se a consciência, o comportamento, o inconsciente, as experiências subjetivas ou a percepção, por exemplo, seriam os objetos dessa nascente ciência.

Perguntas interessantes