Sabendo que os antropólogos evolucionistas consideram a magia e a superstição como aspectos do primitivismo e que os funcionalistas defenderam posição diversa, analise a postura de Malinowski no seguinte trecho: “Se nos lembrarmos de que, como em toda crença no sobrenatural, há também aqui a possibilidade de se aplicarem forças antídotas; se nos lembrarmos de que também há casos em que a feitiçaria é aplicada de maneira ineficaz ou incorreta ou, então, inutilizada pela não-obseivação de certos tabus ou por fórmulas mal pronunciadas; se nos lembrarmos de que a autossugestão é uma força de extraordinária influência sobre a vítima, cuja resistência natural fica reduzida a nada; e se nos lembrarmos ainda de que. segundo a crença nativa, Coda e qualquer enfermidade está, em origem, ligada aos atos de algum feiticeiro, que frequentemente admite sua própria responsabilidade no caso, de modo a reafirmar sua reputação como agente de forças malignas — não teremos, então, dificuldade de entender os motivos pelos quais floresce a crença na magia negra, porque nenhuma evidência empírica pode dissipá-la e porque o feiticeira tem, como a vítima, plena confiança em seus próprios poderes. A dificuldade é pelo menos a mesma que existe quando tentamos explicai- os resultados de curas e milagres que, através da fé, da oração e devoção, se verificam até nos dias atuais, como por exemplo os da ciência cristã e os de Lourdes.” (op. cit. p. 67)
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Tem coisas que são difíceis de explicar,na realidade não é ciência cristã e sim devoção a um Deus que não vemos.Eu sei e é verdade existe um outro mundo que é o mundo espiritual.No caso dos feiticeiros quando eles não sabe a ocorrência de algo que ocorreu eles tentam pressupor o que não viu mais ouviu de certos espíritos.Há anjos tanto do bem quanto do mal não tenha dúvidas.Não é questão de temer e sim de estar apenas ciente.A feitiçaria pode pegar mais é mais fácil se vc temer a ela.
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