Sabendo que o profissional de enfermagem enfrenta no seu dia a dia de trabalho questões bioéticas e morais e que a bioética se sustenta em quatro princípios que são: beneficência, não-maleficência, autonomia e justiça, sendo estes auxiliares na melhor decisão profissional para ações corretas nos cuidados prestados. Pode-se definir que _______ diz respeito a liberdade de decisão da pessoa sobre si mesmo, _______ refere-se a fazer o bem, reduzindo ao máximo possíveis danos, já _______ diz respeito a distribuir com coerência os benefícios a outro, e _______ se trata de não causar nenhum mal ou risco ao outro. Marque a resposta que preenche as lacunas na ordem correta. A. beneficência, não maleficência, autonomia e justiça B. autonomia, beneficência, justiça e não maleficência C. beneficência, autonomia, justiça e não maleficência D. autonomia, justiça, beneficência e não maleficência E. não maleficência, beneficência, autonomia e justiça
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
B.
autonomia, beneficência, justiça e não maleficência
Os quatro princípios da bioética são:
O princípio da beneficência refere-se a promover o bem e reconhecer o valor moral do outro, reduzindo ao máximo os riscos e danos. O profissional deve avaliar os riscos e os benefícios potenciais buscando sempre promover o bem e não o mal.
O princípio de não-maleficência refere-se ao dever de não fazer qualquer mal ao paciente ou oferecer riscos e causar danos. O profissional deve evitar situações que ofereçam riscos, agindo de maneira a não prejudicar o outro.
Autonomia, refere-se a liberdade de decisão da pessoa sobre si mesmo, ou seja, significa autodeterminação ou autogoverno.
O princípio da justiça refere-se a distribuir com coerência os benefícios a outro.