Sabendo que é possível desmagnetizar um material, explique duas formas distintas de desmagnetizar um ímã.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Possivelmente, aquecer um pedaço de metal magnetizado com uma chama gerará desmagnetização, destruindo a ordem das moléculas dentro do ímã. Ao aquecer um ímã, cada molécula é manchada com energia. Isso o força a mudar e se mover, removendo cada molécula da ordem que tinha dentro do imã e retirando a parte metálica de sua magnetização ou deixando-a com muito pouco. Este método é possivelmente o mais utilizado e com os melhores resultados.
Da mesma forma, quando um imã é martelado ou forjado, as vibrações que estamos tentando causar no imã geram a aleatoriedade das moléculas magnéticas dentro dele, quebrando a ordem do imã. Quanto mais força bruta, aplicamos os melhores resultados.
Também podemos usar corrente alternada, pois é capaz de produzir um campo magnético que pode ser movido e reduzido para desmagnetizar materiais. Quando usamos corrente elétrica e criamos esse campo, carregamos as moléculas magnéticas do imã em direções diferentes das anteriores. Durante o processo, quando a corrente alternada é alterada ou reduzida, nem todas as moléculas que estão dentro do ímã retornam às suas posições anteriores, o que causa a randomização das moléculas e a redução da força do ímã.
Atualmente, existem muitas ferramentas simples e econômicas que funcionam para magnetizar e também para desmagnetizar. Elas são usadas para magnetizar ou desmagnetizar ferramentas como pontas de chave de fenda. É um processo que leva apenas um segundo e é muito simples, permitindo que você faça o trabalho em apenas alguns segundos.
Explicação: