sabendo que as formas de relevo surge devido à ação das forças endógenas, diferencie-as e cite exemplos.
Soluções para a tarefa
As formas de relevo principais são as montanhas, os planaltos, as planícies e as depressões. Dentro dessa característica principal, o relevo pode receber outras caracterizações, como a planície de um planalto ou a depressão dentro de uma planície, por exemplo.
Tanto o surgimento como as mudanças que ocorrem nessas formas são resultado da ação de forças endógenas (internas) e exógenas (externas). Como a pergunta especifica as forças endógenas, daremos ênfase a esta.
As MONTANHAS surgem a partir do movimento CONVERGENTE, ou seja, uma placa se choca contra a outra, sendo que a placa mais densa mergulha por baixo da mais leve e a suspende, causando as dobras que são as montanhas.
O principal exemplo é a Cordilheira (grupo de montanhas) do Himalaia, que permanece em aumento de altitude, devido a placa tectônica indiana está empurrando e mergulhando sob a placa euro-asiática. Outro caso é a Cordilheira dos Andes, que está sendo erguida devido o mergulho da placa de nazca, situada à oeste da América.
O movimento contrário é o DIVERGENTE, isto é, o distanciamento das placas tectônicas, causando DEPRESSÕES na superfície.
É o caso do fosso mesoatlântico que há entre a América do Sul e a África, que surgiu durante o processo de afastamento entre as placas africanas e sul-americana. Há também o caso que ganhou manchetes recentemente, a qual surgiu uma separação no leste africano, que, segundo geólogos, significa a separação do continente africano.