Pedagogia, perguntado por danielacristinasilva, 1 ano atrás

Sabendo que as crianças avançam no seu estágio de letramento quando usam a escrita para fins sociais, quais situações, ou eventos de letramento, a escola pode oferecer a elas? Cite práticas docentes para linguagem oral, leitura e escrita.

Soluções para a tarefa

Respondido por Matheusieti
5
  • A roda de leitura com outras classes;
  • Apresentações orais;
  • Palestras por profissionais de outras áreas, entre outros.

O processo de alfabetização e letramento se dá através da observação, e, acompanhamento do aluno no desenvolver de suas habilidades de leitura, ou seja, para ser mais claro, ao ser concluída, ela será utilizada pelo resto da vida do indivíduo, que, ao estar alfabetizado terá condições de buscar novos conhecimentos por si mesmo. 

Assim, a leitura abrirá as portas mentais do indivíduo, fato que o auxiliará no ensino apresentado pela instituição, porém, apenas com a leitura que ele poderá aguçar essa capacidade. 

Respondido por clautst
9

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

- Linguagem oral: a roda de conversa é um excelente recurso para se desenvolver a oralidade da criança. Os professores precisam planejar bem esses momentos utilizando vários recursos para aumentar o vocabulário das crianças. Pode-se também envolver pessoas da comunidade na roda de conversa.

- Práticas de leitura: ler e trabalhar com os contos de fadas envolvendo as crianças no reconto. Para o conto de fadas trabalhado, existem outras versões, até mais modernas. Apresente-as às crianças também! Ter na sala diversos portadores de textos: jornais, revistas, revistinhas em quadrinhos, enciclopédias, etc. Desenvolver um trabalho com os textos práticos: bilhetes, convites, cartazes, listas, etc. Ler diferentes histórias para as crianças: fábulas e outras narrativas.

- Práticas de escrita: escrever cartas, produzir livros de receitas, de rótulos, de classificações diversas. Registrar as regras dos jogos trabalhados. Escrever parlendas, poesias, charadas, músicas, etc. Produzir listas.

Perguntas interessantes