Sabendo que a força de atração gravitacional entre um corpo e o seu atrator é de 30N, o que aconteceria se dobrássemos a sua massa e dobrássemos também a sua distância, qual seria o novo valor da força?
Soluções para a tarefa
✅ A força gravitacional teria os mesmos de intensidade
☁️ A força de atração gravitacional é uma força de campo cuja definição matemática, em valor absoluto, se dá da seguinte forma
❏ Tal que, no Sistema Internacional de Unidades, S.I.:
Fɢ = força gravitacional - [ N ];
G = Constante gravitacional = 6,67×10⁻¹¹ - [ Nm⁻²Kg⁻² ];
m e m' = massas dos corpos envolvidos - [ Kg];
r = distância entre os corpos - [ m ]
❏ Podemos abstrair dessa definição uma coisa bem simples, referente à proporcionalidade direta e inversa. Isso se verifica na própria definição de Isaac Newton
“A Força gravitacional é diretamente proporcional ao produto das massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância.”
❏ Isto é, a partir do momento que eu dobro as massas eu dobraria a força. Mas se eu dobrasse a distância, eu reduziria a força em duas vezes, o que faz muito sentido se você pensar que a força gravitacional é uma força de campo, ou seja, com o aumentar da distância, a força de atração tenderá a ficar mais branda.
✅ Conclusão, se eu dobro as massas, a força será dobrada, mas se ao mesmo tempo eu dobrar também a distância, essas força voltará a ser o que era, justamente pela relação de proporcionalidade entre as grandezas.
❏ Seção de links para complementar o estudo sobre gravitação, força gravitacional:
https://brainly.com.br/tarefa/7844718