Ed. Técnica, perguntado por anasurowicz, 6 meses atrás

Sabendo da importância da adaptação celular para a manutenção da atividade funcional das células, leia a seguinte situação-problema:

“Suponha que você, estudante de graduação da área da saúde, estava conversando com seu primo que é médico no pronto-socorro de sua cidade. Ele comentou que um morador de rua havia procurado atendimento no pronto-socorro naquela manhã. O indivíduo apresentava um processo de atrofia muscular em grande parte do corpo, sendo caracterizada por membros delgados, costelas proeminentes e pele solta e enrugada na região das nádegas. Foi iniciado tratamento adequado e, o indivíduo foi encaminhado a um abrigo para dar continuidade ao processo de recuperação de massa magra. Por ser morador de rua, ele possui uma qualidade de vida afetada de diversas maneiras.”
Por que o estilo de vida do morador de rua pode ter levado ao processo de atrofia muscular generalizada? Que tipo de estresse celular pode ter ocasionado esta adaptação em seus músculos? Lembre-se de justificar sua resposta

Soluções para a tarefa

Respondido por joyfab8
19

Resposta:

Essa atrofia tem como causa geralmente a falta de uso da musculatura, má nutrição, problemas circulatórios e o envelhecimento, um bom tratamento é a pratica da musculação acompanhada por um profissional de educação física, com ênfase em recuperar o tamanho normal das células, aliada a uma boa nutrição.

A musculação irá promover a estimulação dessa musculatura e com isso será possível que a musculatura volte a seu estado normal, além disso, a musculação promove uma melhor circulação. A informação preventiva é viável para uma saúde harmoniosa

A atrofia muscular é uma diminuição do volume do músculo, que ocorre devido a uma diminuição do tamanho das células musculares. Ela ocorre devido a uma má alimentação (Nutrição inadequada), envelhecimento, perda de inervação, falta de uso, diminuição do suprimento sanguíneo. No caso desse indivíduo, pode ter sido causada pelo desuso, no caso, a falta de exercícios (atividade física) e a Nutrição inadequada, podem ter colaborado para seu quadro clínico. O sedentarismo, a obesidade a disfunção intestinal e o fator genético congênito ou induzido pela cultura alimentar, contribui para as doenças.

Respondido por m4rc310b43t4
0

Resposta:

Referente ao porquê da atrofia muscular, dado o "estilo de vida" desse morador de rua, em algum momento iria ocasionar a desnutrição pela falta de alimentação adequada, assim o organismo acaba por se “auto alimentar” e isso gera grande perda muscular e de gordura, dentre outros problemas como anemia, retardo no crescimento (relacionado à desnutrição infantil), alterações psicológicas, perda da cor do cabelo, enrugamento da pele, alterações ósseas.

     Quanto ao tipo de estresse, um dos motivos seria a própria desnutrição pela escassez de nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo, dessa forma o “nosso corpo” tenta buscar nas reservas energéticas dos músculos esses nutrientes essenciais, causando a perda de massa magra e a atrofia muscular. Outro motivo poderia ser o abuso de álcool e drogas feitos por esses moradores de rua. que geram grande estresse no organismo e podem causar doenças que levem a alterações significativas na absorção ou processamento de nutrientes para o bom funcionamento do organismo.

Perguntas interessantes