Sabemos que vários gêneros textuais escritos ou falados devem ser trabalhados na escola para que os alunos conheçam a diversidade de textos que circulam socialmente e se tornem escritores e leitores autônomos e cidadãos letrados, capazes de ler e interpretar corretamente. Dessa forma, a escola, para promover um leitor e escritor competente, deve:
a) Oferecer leituras variadas que sirvam de repertório para ampliar o conhecimento de mundo dos alunos e fazer cópias de textos e seus vocabulários para fixação das palavras.
b)Propiciar a prática continua de exercícios de fixação, por meio
da utilização de textos didáticos, com ou sem relação com o seu
cotidiano.
c) Fazer uso diário do ditado para treinar a forma de escrita de palavras, repetindo várias vezes a escrita na perspectiva que o aluno aprenda pela memorização, sem esquecer da tarefa de buscar o significado da palavra.
d) Trabalhar com as regularidades da ortografia somente com textos memorizados no 1º ano.
e) Propiciar, desde o início da alfabetização, o contato com diferentes textos que proporcionem aos alunos a vivência e o conhecimento de suportes de escrita, dos instrumentos e tecnologia do registro escrito, dos espaços de circulação de textos,
etc...
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
A alternativa correta é a letra E.
A alfabetização e letramento podem sim andar separados, mas para consolidação do ensino e aprendizagem eles tem que caminhar juntos.
O letramento compreende ao processo de leitura e escrita fazendo relação as práticas sociais, enquanto a alfabetização é um tempo na vida escolar onde os alunos aprendem a ler e escrever.
Elas podem ser vistas como complementares, pois a relação com situações práticas fixa o assunto, fazendo com que os alunos aprendam os conteúdos de maneira natural.
Bons estudos!
Respondido por
13
Resposta:
Letra E
Explicação:
Estas atividades favorecem a formação de leitores e escritores competentes.
Perguntas interessantes