Sabemos que um motor CC é composto por um eixo acoplado ao rotor que é a parte girante do motor, o estator é composto por um ímã e o comutador tem a função de transferir a energia da fonte de alimentação ao rotor. Podemos caracterizar o funcionamento do motor de corrente contínua como: aplicando uma corrente elétrica em um condutor, este estando localizado em um campo magnético, esse condutor é sofre a ação de uma força mecânica, assim é gerado o torque e o giro do eixo do motor. As máquinas de corrente contínua podem ainda ser classificadas conforme as interconexões entre os enrolamentos do campo e da armadura e a forma como são alimentados seus circuitos.
Com base nas características dos motores CC, associe a COLUNA-A, que apresenta os diferentes tipos de excitação, com a COLUNA-B, que apresenta suas respectivas definições:
COLUNA-A COLUNA-B
I- Excitação série
A - Esse tipo de excitação traz como característica uma velocidade praticamente constante, sendo que a mesma pode ser ajustada com a variação da tensão de armadura ou pelo enfraquecimento de campo. Em geradores médios, a corrente de campo requerida fica em torno de 3% correte nominal de armadura, estes são usados em sistemas realimentados de controle, pois possuem uma maior facilidade de controle de velocidade.
II- Excitação independente
B - O enrolamento de campo é mais fino e possui mais espiras do que o enrolamento de armadura, assim este deve suportar a tensão aplicada na armadura, que por sua vez consome mais corrente, possui uma boa regulação de velocidade, pois com o aumento da carga, automaticamente aumenta-se a corrente de armadura, o que ajuda a manter o torque da máquina.
III- Excitação composta
C - Possui enrolamento com poucas espiras com fio de certa seção circular, alto torque na partida com cargas, o campo magnético criado no estator depende da mesma corrente aplicada ao enrolamento de armadura. Caso o motor seja ligado sem carga, o campo magnético do estator depende da corrente absorvida, quanto menor o campo magnético maior a velocidade do motor. Esse tipo de motor é excelente em aplicações em que há alta carga de inércia, como trens e aplicações com forte tração, tomando-se o cuidado de operá-lo sempre com carga aplicada.
IV- Excitação shunt
D - Possui enrolamento de campo independente e apresenta um fluxo mínimo mesmo com o motor em vazio. Possui excelentes regulação de velocidade e torque de partida. É mais utilizado quando é necessária uma velocidade constante com variações extremas de carga.
Agora assinale a alternativa que apresenta a associação correta.
Escolha uma:
a.
I-C; II-A; III-D; IV-B.
b.
I-B; II-A; III-D; IV-C.
c.
I-B; II-C; III-A; IV-D.
d.
I-C; II-B; III-A; IV-D.
e.
I-A; II-D; III-C; IV-B.
este não é I-B; II-C; III-A; IV-D.
Soluções para a tarefa
Respondido por
18
A alternativa correta é a b. I-B; II-A; III-D; IV-C.
Considerando que:
- Excitação em série: Nessa ligação temos o enrolamento de armadura e o enrolamento série do estator conectados em série e ligados à alimentação. Existem então dois enrolamentos com fio de certa seção circular e poucas espiras ligados em série.
- Excitação composta : Enrolamento de campo independente com um fluxo mínimo.
- Excitação shunt: enrolamentos com poucas espiras com fio de certa seção circular.
- Excitação independente: velocidade constante.
Espero ter ajudado.
caiiofigueired:
AVA DEU ERRADO
Respondido por
64
Resposta:
I-C; II-A; III-D; IV-B.
Perguntas interessantes