Sabemos que o profissional psicomotricista é tão fundamental quanto o professor alfabetizador, ou seja, ambos devem ser parceiros num processo fundamental para a vida escolar de qualquer indivíduo.
O resultado da união destes profissionais deve ser uma aprendizagem significativa, mobilizando simultaneamente a motricidade, a inteligência e a afetividade.
É dessa forma que as crianças expressam seus sentimentos, se interagem com o mundo e com os outros e constroem estruturas mentais do pensamento abstrato. A psicomotricidade não é o único aspecto essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita, mas é fundamental para este processo
No entanto, fazemos algumas observações sobre a adoção das metodologias utilizadas pelos professores, seja qual for à experiência proposta e o método adotado ele deverá:
a ) Estar consciente do que exatamente está almejando e onde pretende chegar com a sua orientação terapêutica e pedagógica, ele deverá submetê-la a uma forte avaliação psicomotora a fim de diagnosticar o grave problema da criança.
b ) Levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando.
c ) Levar em consideração qualquer exercício ou atividade proposta, uma função psicomotora não se encontra associada a outras.
d ) Levar em consideração o histórico familiar da criança e propor um programa de sessões com objetivo de suprir as dificuldades aparentes.
e ) Oferecer atividades e oportunidades para que a criança comunique, o que está sentido, crie e se expresse emocionalmente e fisicamente, para o crescimento pessoal, pedagógico e na construção da sua vida futura.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
letra A estar consciente do que do realmente está almejando
Respondido por
20
Resposta:
Alternativa " B" Levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando.
Explicação:[...] levar em consideração as funções psicomotoras (esquema corporal, lateralidade, equilíbrio, etc.) que pretende reforçar nas crianças com as quais está trabalhando. Mesmo levando em conta que, em qualquer exercício ou atividade proposta, uma função psicomotora sempre se encontra associada a outras, o professor deverá estar consciente do que exatamente está almejando e onde pretende chegar (NEGRINE, 1995, p. 25) [grifos nossos].
Perguntas interessantes