Biologia, perguntado por brainlyn943, 10 meses atrás

Sabemos que o linkage é uma exceção à Segunda Lei de Mendel. Entretanto, algumas vezes, pode ocorrer a transmissão separada dos genes que inicialmente ocupavam um mesmo cromossomo. Isso ocorre em virtude:
A) Crossing-over
B) Interfase
C) Zigoteno
D) Telófase

Analisando-se dois pares de genes em ligamento fatorial (linkage) representados pelo híbrido BR/br, uma certa espécie apresentou a seguinte proporção de gametas: BR = 48,5% -- br = 48,5% --- Br = 1,5% --- bR = 1,5%. Pela análise dos resultados, pode-se concluir que a distância entre os genes B e R é de:
A) 97 morganídeos
B) 50 morganídeos
C) 1,5 morganídeos
D) 3 morganídeos

Analisando os gametas formados por indivíduos heterozigotos BbCc, um estudante percebeu a seguinte proporção: ½ BC e ½ bc. Diante desse dado, ele pode afirmar que:
A) Trata-se de um caso de segregação independente
B) Trata-se de um caso de linkage sem crossing-over
C) Trata-se de um caso de mitose
D) Trata-se de um caso de segregação independente com crossing-over

Soluções para a tarefa

Respondido por sandrojorgesing105
17

Resposta:

Alternativa “A”. O crossing-over nada mais é do que a troca de segmentos de cromossomos homólogos. Quando isso acontece, os genes que estavam em um cromossomo trocam de local com os de seu homólogo.

Alternativa “d”. Os gametas recombinados são Br e bR, cada um com a proporção de 1,5%. A partir da soma da frequência dos recombinados, temos a taxa de recombinação, que, nesse caso, é 3%. Assim sendo, a distância entre B e R é de 3 morganídeos.

Alternativa “B”. Nesse caso, são formados apenas dois gametas na mesma proporção. Isso indica que os genes migraram juntos na formação dos gametas, não havendo, portanto, crossing-over.

Espero ter ajudado !!!


brainlyn943: Acertou tds Muito Obrigado ^-^
Respondido por MarianaRocha3030
7

Resposta:

1- B

2-D

3-D

Explicação:

Google classroom

Perguntas interessantes