sabemos que as células não são todas iguais, podem ser divididas basicamente pela função e, mais rigorosamente, por sua forma e origem. A respeito das células epiteliais temos
Soluções para a tarefa
Explicação:
O tecido epitelial possui várias funções para o organismo, entre elas a absorção de substâncias, secreção, percepção de sensações e proteção. São classificados por dois tipos: Epitélios de Revestimento e Epitélios Glandulares. Além do tecido epitelial, existem também mais três tipos de tecidos presentes no organismo, sendo eles o conjuntivo, muscular e nervoso.
As células epiteliais possuem pouco espaço entre si, ou seja, são sobrepostas e estabelecem muitas conexões intercelulares entre as células epiteliais adjacentes. Entre estas células existe muito pouco material extracelular. O formato destas células é bem variado podendo ser achatada, piramidal, cilíndrica e cúbica.
Se visualizarmos uma destas células em um microscópio, poderemos ver que cada célula exibe uma placa circular de proteína bem próxima a membrana. Nestas placas existem substâncias chamadas de desmogleínas que são aderentes e atravessam as membranas que acabam que colando as células para a região de contato. Estas placas estão unidas a um amplo número de filamentos de queratina.