Sabemos que a ISO 26000 é uma norma de responsabilidade social que tem Brasil e Suécia como os principais países responsáveis pelo seu desenvolvimento, embora conte com especialistas oriundos de diversos outros países e segmentos sociais. Sobre a ISO 26000 e suas características, podemos afirmar:
a) Não houve participação diretas dos trabalhadores ou de suas centrais sindicais no processo de elaboração da ISO26000.
b) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Swedish Standard Institute (SIS), da Suécia são instituições que coordenam sua elaboração.
c) A certificação que será oferecida pela ISO 26000 terá maior peso institucional que as anteriores, da ISO 9001 e da ISO 14000.
d) Uma crítica à sua elaboração é não ter aproveitado normas, tratados, convenções anteriores, especialmente as convenções da OIT.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra B) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Swedish Standard Institute (SIS), da Suécia são instituições que coordenam sua elaboração.
Explicação:
Além de todo impacto positivo sobre a responsabilidade social que a ISO 26000 poderá trazer, duas características chamam a atenção: 1. A participação dos trabalhadores ocorreu por meio de especialistas vinculados às centrais sindicais de vários países (liderados pela Confederação Sindical Internacional) e da busca pela sustentação nas normas, tratados, convenções e outros documentos intergovernamentais, inclusive as convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT); 2. Ao contrário da ISO 9001 e da ISO 14000, não possui certificação, sendo apenas um guia baseado em princípios.
Resposta:
Letra B. Resposta correta.
Explicação: