Português, perguntado por rodriguesleonap7tdw2, 1 ano atrás

Sabemos que a concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios). Basicamente, ocupa-se da relação entre nomes.
Com base nessas informações e no livro base assinale a alternativa em que a concordância nominal está correta.
A Estavam deserto o pátio e as salas.
B Nós mesmos faremos a prova, disseram os rapazes.
C O bonde rolavam barulhento sobre os trilhos.
D Sr. Governador, Vossa Excelência é bem-vinda.

Soluções para a tarefa

Respondido por aquinha
13
Na letra a) o correto seria "deserto" estar no plural, já que faz referência (é um predicativo do sujeito) ao sujeito composto "o pátio e as salas", com núcleos em "pátio" é "salas".

A letra b) está correta

Na letra c), o sujeito está no singular e seu predicativo (faz referência ao sujeito, o caracterizando; nessa oração, a palavra "barulhento" exerce essa função), o que indica que o verbo também deveria estar no singular, concordando com o sujeito.

Na letra d) o certo seria "bem-vindo", concordando com "governador".
Respondido por eulucioaraujo
0

a) Concordância incorreta. Estaria corretamente empregada a concordância na frase "Estavam desertos o pátio e as salas".

b) Concordância correta. Em "Nós mesmos faremos a prova, disseram os rapazes", "mesmos" concorda com "nós".

c) Concordância incorreta. Estaria corretamente empregada a concordância na frase "O bonde rolava barulhento sobre os trilhos".

d) Concordância incorreta. Pronomes de tratamento concordam com o gênero da pessoa a que ele se refere. Logo, estaria corretamente empregada a concordância na frase "Sr. Governador, Vossa Excelência é bem-vindo".

Veja mais de CONCORDÂNCIA NOMINAL:

https://brainly.com.br/tarefa/5354494

Anexos:
Perguntas interessantes