Sabemos que a chamada cultura açucareira entrou em declínio no Brasil ao longo do século XVII, o que acarretou em uma profunda crise econômica para o setor verificada na queda vertiginosa de preço do açúcar produzido no Brasil. Este fato encontra-se relacionado ao tema das revoltas coloniais, pois serviu de “pano de fundo” para algumas destas revoltas. Dentre as causas da grave crise que atingiu o setor açucareiro luso-brasileiro no século XVII, tem destaque:
(a) A adoção em larga medida da substituição da exploração mão de obra africana, vista pelos jesuítas como ilegítima e imoral, pela mão de obra indígena, uma vez que os nativos brasileiros possuíam uma natureza mais insubmissa e indolente que os africanos, resistindo deste modo ao trabalho forçado nos engenhos de açúcar.
(b) A instalação de engenhos e a produção em larga escala de cana-de-açúcar na região das Antilhas pelos holandeses, uma vez que, expulsos do Brasil, passaram a concorrer no mercado europeu com o açúcar brasileiro, oferecendo um açúcar de melhor qualidade e a preço mais baixo.
(c) A substituição das atividades açucareiras no Nordeste brasileiro pelas atividades mineradoras concentradas na região centro-sul da colônia, o que gerou um enorme prejuízo a Coroa, visto que a atividade era custosa e gerou poucos lucros a Portugal.
(d) A troca do cultivo da cana-de-açúcar por gêneros alimentícios de maior atratividade para o mercado mundial no período como o fumo, as ervas medicinais e as “drogas do sertão”, mais baratas e simples de serem produzidas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
nao sei
Explicação:
Respondido por
1
Resposta:
B)A instalação de engenhos e a produção em larga escala de cana-de-açúcar na região das Antilhas pelos holandeses, uma vez que, expulsos do Brasil, passaram a concorrer no mercado europeu com o açúcar brasileiro, oferecendo um açúcar de melhor qualidade e a preço mais baixo.
Mil desculpas se estiver errado
Perguntas interessantes
Matemática,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Ed. Física,
9 meses atrás
Geografia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Administração,
1 ano atrás