Sabemos que “a base das origens da sociologia está nas séries de mudanças avassaladoras trazidas pela Revolução Francesa e Revolução Industrial...” Explique por que estes acontecimentos tiveram grande representação na origem da sociologia como ciência.
Soluções para a tarefa
Resposta:
As ciências sociais tiveram suas raízes na Revolução Francesa e na Revolução Industrial, pois foi nessa época que ocorreram drásticas mudanças, tanto na econômica, quanto na política e nas organizações de classes sociais. Tudo começou no feudalismo, onde em pouco tempo entrou em decadência por causa do capitalismo. O capitalismo trouxe diversas mudanças, principalmente na organização social, onde começou a ter uma visível demarcação entre as classes sociais, fazendo muitos ficarem desempregados e vivendo em condições precárias de vida.
Com a Revolução Industrial, houve a consolidação do capitalismo, trazendo a mecanização dos empregos, onde muitas pessoas acabaram sendo substituídas por máquinas e sendo expostas a longas jornadas de trabalho, causando desemprego e, muitas vezes, levando as pessoas a exaustão.
Com as insatisfações da população, começou a Revolução Francesa, a qual a população começou a lutar com o lema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", pois já não suportavam mais as desigualdades existentes.
Tudo isso deu origem a novos estudos sociólogos, que buscavam entender essa luta de classes, onde alguns viviam do luxo e outros na extrema pobreza. Portanto, essas duas revoluções foram as principais raízes, pois as mesmas apresentavam esta divisão de classe "dominante" e a "dominada" (trabalhadores), levando os pensadores a procurarem suas causas e consequências.