Sabemos da importância em se estudar os efeitos do pH no desenvolvimento cosmético, para assim não causar danos a quem o utiliza. Sobre este assunto imagine o seguinte experimento: com o intuito em elaborar um novo cosmético para hidratação cutânea.
Experimento I: Determinado produto químico ao ser dissolvido em uma emulsão óleo/água, fez com que o cosmético atingisse um pH de 4,5.
Experimento II: Foi acrescido na elaboração do cosmético, que é uma emulsão óleo/água, uma vitamina com propriedades antioxidante, que é a vitamina E.
Sobre estes experimentos pergunta-se: No (Experimento I) foi atingido um pH de 4,5, mas de maneira geral, busca-se para cosméticos cutâneos um pH de 5,5. Quantas vezes o pH de 4,5 é maior que o pH ideal da pele 5,5. Você recomendaria esta formulação com pH de 2 No (Experimento II) a vitamina E irá se dissolver em qual fase da emulsão?
Soluções para a tarefa
Olá!
No Experimento I:
Temos que matematicamente o pH é definido por:
onde é a concentração dos íons hidrogênio em mol/L.
Quando o pH é igual a 4,5, temos que a concentração dos íons hidrogênio é de e quando o pH é igual a 5,5, a concentração passa a ser de . Logo:
Assim, no pH 4,5, a concentração de íons hidrogênio é 10 vezes maior que no pH 5,5. Assim, no caso de uma formulação com pH 2,0, essa concentração passaria a ser maior que 3000 vezes maior, o que não seria recomendado.
No Experimento II:
A vitamina E possui dois anéis aromáticos, uma cadeia alifática de 14 carbonos e alguns grupos hidroxila em sua estrutura. Como a presença de grupos hidrofóbicos é maior nessa estrutura, ela irá se dissolver na fase óleo da emulsão.
Espero ter ajudado!