Sabe-se que os estômatos têm movimentos hidroativos e fotoativos. Uma planta em condições normais encontra-se com o estômato aberto
a)na presença de luz
b)com alto concentração de CO2
c)com baixa concentração de água
d)sempre permanecem abertos
É PRA HOJEEEE, ME AJUDEMM
Soluções para a tarefa
Acredito que a resposta seja a letra A.
Os estômatos têm função de trocas gasosas com o meio, assim, seu objetivo é captar o dióxido de carbono atmosférico para que a fotossíntese possa ser realizada. Se a planta está em condições normais, ou seja, não passa por estresse hídrico, os estômatos estarão abertos durante o dia para capitar dióxido de carbono e realizar fotossíntese. Assim, os estômatos se abrem na presença de luz.
Acredito que a quantidade de dióxido de carbono na atmosfera promova uma variação na abertura dos estômatos, mas acredito ser a letra A a ''melhor resposta''.
Existem casos específicos de plantas (como as CAM ou MAC) que só abrem os estômatos durante a noite, contudo, estas são plantas especializadas para ambientes áridos.
A letra C está incorreta porque se a concentração de água é baixa, os estômatos tendem a estar fechados para evitar mais perda de água.
A letra D é incorreta porque os estômatos se fecham, de modo geral, durante à noite e em momentos de estresse hídrico.
Uma planta normalmente apresenta os estômatos abertos quando que houver luz solar (alternativa A).
Se a planta está com pouca água ela tende a manter os estômatos fechados para evitar a perda de água para o meio, a concentração de CO2 não influencia a abertura dos estômatos, e eles não se mantem abertos permanentemente.
A luz solar faz com que a planta precise trocar gases e líquidos com meio de forma bem mais ativa do que seria se não houvesse luz solar, isso porque na luz a planta faz fotossíntese, produzindo oxigênio e precisando captar CO2 no meio.
Venha estudar mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/20719048