Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar componentes de cores e vê apenas a cor resultante, diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por exemplo, dois instrumentos diferentes tocados simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que têm comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm, incidem na córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção da imagem. Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha, como Escolha uma:
Soluções para a tarefa
Se pensarmos nas principais propriedades do olho humano no que diz respeito à distinção das cores primárias, podemos afirmar que um indivíduo portador de Acromatopsia, ou seja, que não consegue captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá um objeto nessas cores em tons de cinza. A resposta correta é, portanto, a alternativa E.
O que é a Acromatopsia?
Acromatopsia é a forma mais severa de daltonismo. Na acromatopsia, nenhuma das células cônicas tem fotopigmentos que funcionem. Como resultado, as pessoas portadoras de acromatopsia não vêem nenhuma cor; elas vêem apenas preto, branco e tons de cinza.
A Acromatopsia Incompleta é uma forma mais branda da condição que permite alguma discriminação de cor. A maioria dos pacientes com acromatopsia tem uma acuidade visual média de 20/200, resultando em um diagnóstico de cegueira.
Sensibilidade profunda à luz durante o dia resulta em uma deficiência significativa na função visual, e muitos pacientes lidam com isso usando óculos escuros para diminuir o efeito da sensibilidade à luz.
Completando a pergunta com as alternativas…
a. um objeto vermelho, pois a retina capta a luz refletida pelo objeto, transformando-a em vermelho.
b. um objeto verde, pois o olho não consegue diferenciar componentes de cores.
c. um objeto rosa, pois haverá mistura da luz vermelha com o branco do objeto.
d. um objeto indefinido, pois as células que captam a luz estão inativas.
e. um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor.
Aprenda mais sobre as formas de daltonismo em: https://brainly.com.br/tarefa/18475517
#SPJ4
Resposta:
Um objeto cinza, pois os bastonetes captam luminosidade, porém não diferenciam cor.
Explicação: corrigido pelo AVA.