Administração, perguntado por jlprado, 1 ano atrás

Sabe-se que o maior desafio da Economia é o estudo da escassez dos recursos. Este fato impõe uma condição aos agentes econômicos, a necessidade de se fazer escolhas.

A fronteira de possibilidades de produção reflete essa imposição, simplificando uma realidade. Imagine que você é responsável por uma economia, com diversas possibilidades de produção, entre apenas dois bens (o “X” e o “Y”). Observe a tabela que representa esta economia e responda:














a) Com base nas informações da tabela, construa o gráfico de fronteira de possibilidades de produção.

b) Qual o custo de oportunidade da produção do bem Y, quando se passa do ponto E para o D, do D para o C, do C para o B, e do B para o A? Explique os resultados.

c) Considerando a existência da lei dos rendimentos decrescentes, imagine que seja alocado continuamente um fator de produção “mão de obra” a um fator fixo de produção (capital). A produção total aumenta, como se pode observar na tabela. Mas, agora, preencha a coluna em branco, de variação de produção, e explique os seus resultados.

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
60

A fronteira de possibilidades de produção é um gráfico que estima a capacidade máximo de produção, de dois produtos (neste caso, X e Y).

Resolvendo:

a) Para fazer o gráfico, basta colocar os valores nos respectivos eixos e ligar os pontos (o gráfico se encontra em anexo, ficou torto porque foi feito no paint).

b) O custo da oportunidade de produção do bem Y é o equivalente ao que se deixa de ganhar por não produzir o bem X. Então, basta analisar a tabela.

E para D ⇒ 90 - 75 = 15

D para C ⇒ 75 - 55 = 20

C para B ⇒ 55 - 30 = 25

B para A ⇒ 30 - 0 = 30

c) A última coluna da tabela é preenchida comparando o quanto a produção variou em relação à primeira coluna, depois de alocar essa mão-de-obra extra.

Assim, na primeira linha da última coluna é 0 e em todas as outras o valor é 10.

Anexos:
Respondido por sousafabianaribeiro
35

Resposta:

letra A: Em anexo o gráfico

letra B: Passando do ponto E para o D, produz-se mais 10 mil unidades de Y, com um custo de oportunidade de 15 mil unidades de X; do ponto D para o C, o custo de produzir mais 10 mil unidades de Y é 20 mil unidades de X; do C para o B, para obter mais 10 mil de Y, reduz-se 25 mil unidades de X; e do B para o A, o custo de oportunidade de produzir mais 10 mil unidades de Y é de 30 mil unidades de X. Os graus de sacrifícios ou custos aumentam na medida em que se escolhe a produção da outra alternativa (do outro bem), devido ao custo de oportunidade crescente.

Letra C: Para preencher a última coluna fica da seguinte maneira de cima para baixo: 0, 40, 25, 20 e 15.

Explicação: O acréscimo sucessivo de unidades do fator trabalho aumenta a produção total, mas nota-se um decréscimo na produção marginal, ou seja, relacionada ao incremento de uma unidade de trabalho a cada etapa do processo produtivo. Isso porque a teoria defende que a eficiência produtiva diminui a cada novo fator de produção incrementado ao mesmo fator fixo. Quando se supõe a existência da lei dos rendimentos decrescentes, diz-se que o custo de oportunidade é crescente.

Explicação:

Anexos:
Perguntas interessantes