Sabe-se que o gene B é dominante e condiciona o caráter planta alta que o gene b é recessivo que condiciona o caráter planta baixa de acordo com que foi estudado responda: a) Como serão as possíveis fenótipos de autopolinização de f1?
2) Qual a proporção de homozigotos dominantes?
3) Qual a proporção de heterozigotos?
4) Qual a proporção de plantas altas?
Soluções para a tarefa
1) a) Na autopolinização de f1, uma planta alta com genótipo heterozigoto (Bb), temos a formação de dois fenótipos possíveis, plantas altas (Bb e BB) e plantas baixas (bb).
Para resolver esse exercício, basta fazer um quadro de punet entre o genótipo da planta. Como se trata de uma autopolinização, podemos considerar um cruzamento entre duas plantas com genótipos iguais ao de f1:
B b
B BB Bb
b Bb bb
Desse modo, teremos 4 genótipos que expressam dois genótipos:
- Plantas altas = BB e Bb
- Plantas baixas = bb
2) A proporção de homozigotos dominantes é de 1:4.
De acordo com o quadro de punet no item a, vemos que existe somente um homozigoto dominante (BB) dentre quatro possíveis genótipos.
3) A proporção de heterozigotos é de 1:2.
Analisando novamento o quadro no item a, vemos que existem dois genótipos heterozigotos (Bb) dentre quatro, ou seja, a proporção é a metade.
4) A proporção de plantas altas é igual a 3:4.
Como vimos no quadro de punet, três genótipos, dos quatro possíveis, expressam a condição de planta alta. Isso resulta em uma proporção fenótipica de plantas altas igual a 3:4.