Sabe-se que o elevador atinge, a partir do repouso, uma velocidade constante de 2,0m/s após percorrer uma distância de 1,0m no processo de subida. Na descida, o elevador atinge, a partir do repouso, uma velocidade constante de 2,0m/s após percorrer uma distância de 0,5m. Verificar, observe e explique, tendo em base a 1ª e 2ª Lei de Newton, o que ocorre com um passageiro e com o próprio elevador, quando o mesmo começa a subir e a descer, a partir do repouso. A massa do elevador é de 800kg e a do passageiro é de 70kg.
Soluções para a tarefa
Quando o elevador esta subindo ele leva mais tempo e espaço percorrido para subir, pois existem duas forças atuando nele, a força do próprio elevador para cima e a força da gravida para baixo. Já quando ele estava descendo, estas duas forças apontam para baixo, fazendo com que ele tenha mais força nesta direção, logo, chegue até a velocidade desejada mais rapidamente.
Podemos verificar isto usando a seguinte formula:
Que relaciona a velocidade inicial, final e a distancia percorrida com base na aceleração, assim podemos usar isto para descobrir a aceleração dele subindo e descendo:
Assim a aceleração dele subindo é de 2m/s², agora vamos para ela descendo:
A aceleração deles descendo foi de 4 m/s².
Podemos atribuir forças a essas acelerações por meio da 2ª lei de Newton:
E sabemos que estas forças são a soma da força do elevador para cima, com a força peso da pessoa para baixo, então:
Assim que a aceleração deste elevador é de aproximadamente 3 m/s² subindo ou descendo.