Sabe-se que o Brasil não investe em pesquisa e desenvolvimento como deveria. Na contramão dos países desenvolvidos, aqui encontramos a maioria dos pesquisadores em laboratórios das universidades, mas não nas empresas, desenvolvendo processos e tecnologias. Sendo assim, precisamos importar conhecimento de outros países, encarecendo a fabricação dos nossos produtos e freando a nossa economia em vários aspectos, pois o mundo de hoje é dominado pelos países que mais investem em ciência e pesquisa. Sobre o exposto, a expressão de Francis Bacon "saber é poder" pode ser entendida como:
a) Quem domina a pesquisa exclui socialmente os menos favorecidos.
b) A pesquisa é primordial para manipular a opinião das pessoas.
c) As nações mais ricas investem grandes quantias em pesquisa e assim detêm o poder do conhecimento.
d) Devemos investir e levar a sério as questões relacionadas ao conhecimento e à pesquisa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
68
É correta a alternativa D.
Francis Bacon, que era um empirista e, portanto, um materialista, concebia a ciência como aquela forma de conhecimento que colaborava para o domínio do mundo natural e, consequentemente, para a felicidade humana.
Neste sentido, o saber (científico) criava formas de dominar a natureza e ganhos produtivos para os seres humanos (a revolução industrial, que surgiu na Inglaterra, foi bastante favorecida pelo modelo científico proposto por Bacon), de modo que é algo que deve ser diretamente buscado.
Respondido por
1
Resposta:
A resposta correta é a
d) Devemos investir e levar a sério as questões relacionadas ao conhecimento e à pesquisa.
Explicação:
Perguntas interessantes