Sabe-se que o alcalóide colchicina é um inibidor da divisão mitótica, cuja ação impede a formação das fibras do fuso. Com base nessas informações, até que fase a mitose se processaria normalmente numa célula diplóide tratada com colchicina? Justifique sua resposta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
113
A mitose só é realizada até a fase de metáfase, uma vez que não pode ocorrer as fases posteriores devido a ausência das fibras do fuso. Portanto, a célula passa normalmente pelo processo de interfase, prófase e estaciona na metáfase.
Respondido por
13
Resposta
Na presença de colchicina, a mitose se processaria somente até o início da PRÓFASE, sem entretanto conseguir terminar esta fase.
EXPLICAÇÃO:
Considera-se
1) A mitose dividida em quatro fases básicas, que são: (1ª) prófase, (2ª) metáfase, (3ª) anáfase e (4ª) telófase.
2) "O fuso é uma estrutura feita de microtúbulos, fibras fortes que são parte do "esqueleto" da célula. Sua função é organizar os cromossomos e movê-los durante a mitose"
(khan academy)
Então, como as fibras do fuso (ou fuso mitótico) são formadas ainda no início da PRÓFASE, esta não poderia prosseguir sem a formação destas fibras e o processo mitótico seria impossibilitado de continuar.
Perguntas interessantes