Sabe-se que muitas vezes a oferta de oxigênio suplementar é feita de forma errada, visando tratar o sintomas de falta de ar e não os sinais de hipoxemia. Com base no contexto apresentado, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas: I. A oxigenoterapia é um tratamento da hipoxemia e não da sensação de dispneia, ou seja, é comprovado que pacientes que sentem dispneia, porém não estão hipoxêmicos, não se beneficiam do suporte complementar de oxigênio. PORQUE II. A sensação de falta de ar, denominada dispneia, tem origem multifatorial, ou seja, outros mecanismos estão envolvidos para que o paciente tenha uma sensação de dispneia, além da diminuição da concentração de oxigênio no sangue, como por exemplo, hiperinsuflação pulmonar, hipercapnia, acidose lática precoce ou até fraqueza muscular respiratória e periférica. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma:
A. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da l (CORRETO
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições falsas.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Respondido por
8
A alternativa A) é a correte.
Os pacientes que são com a sensação de dispneia, mas não estão com hipoxemia, não precisam desse tratamento, é desnecessário, já a captação de oxigênio no ambiente está normal, o problema estão nos demais fatores, como a falta de oxigênio no sangue, a insuflação pulmonar, a hipercapnia, a acidose, e até mesmo a distúrbios nervosos.
A hipoxia ocorre quando há diminuição da perfusão sanguínea nos tecidos, logo as células ficam sem oxigênio e acabam parando todo o seu processo produtivo, o metabolismo.
Espero ter ajudado!
Respondido por
53
Resposta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. Correto
Explicação:
corrigido pelo ava
Perguntas interessantes