“Sabe-se que há uma grande diversidade de moléculas de fármacos. É por isso que as interações entre fármacos e seus alvos moleculares são igualmente diversas. Ainda é importante salientar que se um fármaco promove ativação ou inibição de seu alvo e com que intensidade ele o faz fornece valiosas informações sobre a interação” (GOLAN et al., 2014, p. 49).Nesse sentido, podemos dizer que os termos “agonista” e “antagonista” são fundamentais para entendermos as interações entre os fármacos e seus alvos.GOLAN, D. E. et al. Princípios de farmacologia: a base fisiopatológica da farmacoterapia. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014. p. 49. Entre as definições de agonista e antagonista, avalie as afirmações a seguir:I. Os agonistas são moléculas que quando ligadas a seus alvos produzem uma alteração na atividade destes.II. Os agonistas plenos, ao ligarem-se aos receptores, estes são ativados, produzindo uma resposta submáxima.III. Os agonistas parciais são moléculas que ao ligarem-se aos receptores, estes são ativados até o grau máximo possível.IV. Os antagonistas são moléculas que bloqueiam a capacidade de ligação de agonistas fisiológicos ou farmacológicos a seus receptores, causando ativação ou inativação destes.V. Os antagonistas competitivos são moléculas que bloqueiam diretamente o sítio de ligação de um agonista, porque competem pelo mesmo receptor do agonista.É correto apenas o que se afirma em:
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, IV e V
Explicação:
O conceito de agonista refere-se a uma molécula que se liga ao receptor e o ativa, produzindo uma ação/resposta na célula. O conceito de antagonista é o oposto da definição de agonista. O conceito de antagonista competitivo são substâncias que atuam no mesmo receptor que o agonista impedindo-o de se “encaixar”.
Ao se considerar sobre antagonista e agonista, as alternativas corretas são as presentes nas OPÇÕES I, IV e V.
Principais informações sobre antagonista e agonista
A conceituação relacionada a antagonista e agonista estão vinculadas, de maneira básica, com a interação entre alvos moleculares das células e fármacos diversos utilizados para esta finalidade sendo que quanto melhor a sua combinação maiores os resultados obtidos.
De forma específica, o agonista consiste em uma molécula que vai se ligar a um receptor celular realizando a sua ativação com a produção por consequência de uma ação ou resposta na célula.
Por sua vez, o antagonista possui como conceito a molécula ou substância que vai atuar no mesmo tipo de receptor celular em comparação com o fármaco competindo com o mesmo impedindo, assim, sua ação determinada.
Alguns aspectos importantes com relação à atuação de receptores moleculares em farmacologia incluem:
- Antagonistas atuam como bloqueadores de receptores diminuindo, assim, a resposta a neurotransmissores atuando na redução ou impedimento de atuação dos agonistas;
- Podem ser encontrados tipos diferentes de antagonismo como o parcial/total, reversível/irreversível e competitivo/alostérico;
- Efeito de um antagonista sobre determinado agonista pode reduzir, com o passar do tempo, caso ocorram estimulações constantes.
Para saber mais sobre fisiologia humana: https://brainly.com.br/tarefa/24069309
#SPJ2