Sabe-se que este pilar pode ser composto por uma ou mais superfícies associadas e que o comprimento horizontal, deste tipo de pilar, a ser considerado para cada carga vertical concentrada no topo não pode ultrapassar a distância de centro a centro entre cargas e a distância entre apoios acrescida de quatro vezes a espessura do pilar. Análise a figura a seguir, com as dimensões de um pilar. Figura 1 – Pilar img 01 Fonte: Torrecilhas (2019) Com base nas informações apresentadas, pode-se dizer que se trata de um Escolha uma: a. pilar-parede, onde a menor dimensão deve ser menor que 1/24 da maior. b. pilar-parede, onde a menor dimensão deve ser menor que 1/5 da maior. c. pilar central, onde em seu dimensionamento deve ser considerado o apoio da viga em uma das faces de maior comprimento do pilar. d. pilar de canto, onde os esforços estão concentrados na extremidade de menor esbeltez. e. pilar de canto, onde a menor dimensão deve ser menor que 1/5 da maior.
Soluções para a tarefa
Alternativa B. - pilar-parede, onde a menor dimensão deve ser menor que 1/5 da maior.
O pilar-parede caracteriza-se por ser constituído de uma ou mais superfícies que se encontram em associação e seu comprimento horizontal considera a carga vertical que se concentra em seu topo não deve ultrapassar a distância de centro a centro das cargas.
Outra característica apresenta pelo pilar-parede é que a distância entre os apoios deve ser aumentada quatro vezes mais que a espessura do próprio pilar. Em um pilar-pares a menor dimensão deve ter um valor de 1/5 a menos do que a maior dimensão.
Bons estudos!
Resposta:
pilar-parede, onde a menor dimensão deve ser menor que 1/5 da maior
Explicação:
Segundo a norma brasileira, para ser considerado um pilar-parede, a menor dimensão do elemento deve ser menor que 1/5 da maior. A título de curiosidade, um elemento de seção transversal submetido à compressão com 14 x 60 cm no Eurocode é considerado pilar-parede e pela norma brasileira um pilar.
Espero ter ajudado!