Sabe-se que definir o posicionamento significa definir a sua concorência, o tipo de público que quer atrair, a oferta de serviços, o tipo de acomodação e o preço a cobrar por isso.
Você, como gestor do H Hotel, que é uma empresa do ramo hoteleiro, localizado no interior de São Paulo, precisa definir seu posicionamento para adotar a estratégia a ser seguida pela empresa no futuro.
Veja mais informações sobre o Hotel:
Seu desafio é indicar como se posicionar com essa concorrência. Discorra sobre como o H Hotel pode buscar uma estratégia de posicionamento. Lembre-se de exemplificar a estratégia a ser adotada e seus pontos positivos e negativos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Considerando que o posicionamento representa uma posição relativa que serviços, produtos e marcas ocupam na mente de seus consumidores, o H Hotel precisa saber o que oferece, para quem, comparado com quem e a que preço. A partir disso, existem algumas maneiras de procurar posicionamento, dependendo do que a estratégia a longo prazo do hotel definir, como, por exemplo:
TEMATIZAÇÃO: bastante utilizado atualmente, pode favorecer um nicho de clientes; entretanto pode “afugentar” outros: tecnologia, country, modernoso, oriental, musical, etc. Pontos positivos: diferenciação, exclusividade, menor investimento em marketing, pois gera mais marketing boca a boca. Pontos negativos: custos fixos maiores, limitação de nicho de clientes, risco de cansar a imagem, etc.
EXCLUSIVIDADE: adotar concessões aos clientes, como café da manhã no quarto sem custo adicional, acesso à academia de marca nas proximidades, bar com música ao vivo, etc. Pontos positivos: geração de marketing boca a boca, captura de hóspedes mais exigentes e predispostos a pagar por serviços exclusivos. Pontos negativos: aumento do custo direto e margens mais apertadas de preços.
LOW COST: ofertar acomodações mais simples e com serviço reduzido. Percepção direta do menor preço por menor oferta de serviços, com transparência. Pontos positivos: angariar o cliente pelo "bolso", redução de custos diretos e possibilidade de preços agressivos. Pontos negativos: cair no erro de continuar a oferecer serviços com padrão tradicional sem a adequação correta do produto.
HOTEL DE REDE: adotar uma marca ou se associar a uma rede conhecida. Pontos positivos: os clientes já conhecem a marca, a venda é feita por meio do site corporativo, aumentando a cobertura de vendas e também a comunicação em massa feita pela rede. Transferência de know how. Pontos negativos: custos de royalties, taxas de propaganda e até por reserva feita podem reduzir as margens de ganhos. Dificuldade em se fazer ações exclusivas ou promoções regionais; aumento de burocracia e custos para hotéis menores.
Entre outros.
Explicação: