Sabe-se que as desigualdades sociais podem ser motivadas pela ausência do poder público, que, por vezes, nada faz para ajudar quem mais precisa. Nesse contexto, muitas pessoas se empenham em auxiliar e, depois, querem trocar o auxílio por votos ou simplesmente querem obter reconhecimento social.
Suponha que você identificou uma série de problemas em um bairro pobre da sua cidade:
O bairro tem, ainda, alguns espaços não construídos (além da praça) que pertencem à prefeitura, além de uma igreja e pequenos comerciantes (mercado, materiais de construção, etc.).
A partir desse cenário, responda: como você procederia para garantir a efetiva melhoria das condições de vida dessa população pobre sem que isso se torne um mero faz de conta ou um jogo de interesses?
Soluções para a tarefa
Resposta:
O problema da ausência de saneamento básico, associado a doenças e desnutrição, é recorrente no Brasil. Algumasalternativas para tentar solucionar o problema poderiam ser as seguintes:
a) tentarconversar com representantes do poder público;
b) conversar com pessoas do comércio, com as igrejas e com as famílias para buscar uma solução para o problema;
c) conseguir pessoas que possam ser bons líderes comunitários, que estejam dispostos a ajudar a melhorar as condições de vida para todos.
Dessa forma, será possível alcançar resultados efetivos e que não sejam motivados por segundas intenções. Agir com espírito é agir com um objetivo bastante claro: o bem comum.
Para melhorar o problema da pobreza sem que isso se torne um faz de conta ou jogo de interesses, é preciso que as ações não sejam de caráter estritamente assistencialista, caso contrário, a população estará presa aos mandos e desmandos políticos devido à relação de dependência.
Soluções viáveis para o problema da pobreza
Assim, a abordagem assistencialista é apenas inicial, quando o governo distribui alimentação e demais recursos para que os populares saciem suas necessidades mais urgentes e tenham forças para exercer suas atividades acadêmicas e profissionais.
Logo em seguida, é preciso garantir formação e empregabilidade, apenas assim a pessoa se sustentará de forma autônoma, descaracterizando a tradicional troca de favores.
Aprenda mais sobre os problemas e as soluções para a pobreza: brainly.com.br/tarefa/24178962
#SPJ2