Sabe-se que a regência verbal envolve os verbos e os seus complementos. Mas nem todos os verbos pedem complemento.
Nesse sentido, qual dos tipos de verbo a seguir não precisa de complemento verbal?
Verbos transitivos diretos.
Verbos transitivos indiretos.
Verbos transitivos diretos e indiretos.
Verbos intransitivos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Verbos transitivos diretos são verbos que necessitam de um objeto direto para completar o seu sentido. Sem esse complemento, apresentam um sentido incompleto.
Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento.
Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.
O objeto indireto responde, principalmente, às perguntas de quê? para quê? de quem? para quem? e em quem?, indicando assim o elemento ao qual se destina a ação verbal.
Verbo transitivo direto-indireto
Os verbos transitivos diretos-indiretos são aqueles que são utilizados com dois objetos: um direto, outro indireto, concomitantemente. Exemplos: "No inverno, Dona Cleia dava roupa e comida aos pobres." objeto direto: roupa e comida objeto indireto: aos pobres "A empresa fornece comida aos trabalhadores da firma.
Explicação:
Verbos intransitivos são verbos com significado completo, não sendo necessária a junção de objeto direto e objeto indireto para complementar o seu sentido. Referem-se a ações que iniciam e terminam no próprio sujeito, não transitando para um objeto.