Sabe-se que a Guerra Fria do século XX (pós-II Guerra Mundial) foi marcada por um contexto de constantes ameaças atômicas e guerras indiretas entre EUA “vs” URSS, como foi com a Guerra das Coreias e a Guerra do Vietnã. Logo que houve o encerramento do mundo bipolar da Guerra Fria, imaginou-se que o mundo entraria em um momento de paz e prosperidade, ou seja, que as ameaças e conflitos entre nações decorrentes deste contexto não mais aconteceriam. Porém, nesta questão, pedimos que você mostre que esta hipótese estava errada. Deste modo, apresente algum conflito ou atentado entre nações que não corrobora com esta hipótese.
Soluções para a tarefa
Com o fim da Guerra Fria, os Estados Unidos e União Europeia seguem como líderes mundiais. Mais especificamente os EUA, financiaram guerras no Oriente Médio, financiaram golpes de estado, para que obtivessem o controle do petróleo na região.
Além disso, quando a China começou a fazer frente economicamente aos EUA, as tensões políticas também se agravaram, sobretudo com os treinamentos armados e as disputas na ONU.
Resposta:
Se o século XX deu origem à era da guerra total, como afirmou o historiador inglês Eric Hobsbawm, o século XXI inaugura a era da insegurança e da eminência mundial de uma nova onda de guerras.
Explicação:
Esse receio diante da possibilidade de novos conflitos tem início com a simbólica data de 11 de Setembro de 2001, com o atentado terrorista de Osama Bin Laden às torres gêmeas do World Trade Center. Dessa forma, o primeiro ano do terceiro milênio começou com uma grande catástrofe, em que o medo trouxe instabilidade na defesa da paz mundial. Após este fato, observa-se constantes conflitos no mundo árabe e tensões entre as potências que se aliam a estes países, sendo estes principalmente Estados Unidos (junto a Otan), Rússia e China. O levante de grupos radicais de fundamento ideológico passa a ser outro fenômeno cada vez mais presente no mundo contemporâneo.