Sabe-se que a formação da urina depende dos processos de filtração, secreção e reabsorção que ocorrem nos néfrons, os quais são as unidades funcionais dos rins. Sobre os processos é importante saber onde cada um deles ocorre e quais as principais substâncias estão envolvidas em cada uma das porções do néfron. Imagine que após a graduação, você irá atuar na área de Farmacologia. Dessa forma, você deverá entender todas as etapas da formação da urina para identificar o local de ação de medicamentos anti-hipertensivos, como os diuréticos que influenciam o volume urinário final. Considerando isso, observe a imagem a seguir: Descrição da imagem não disponível Com base em seus conhecimentos sobre o processo de formação da urina: a) Associe os números 1 a 11 da imagem aos respectivos elementos da coluna. b) Qual é a função das arteríolas aferente e eferente? c) Por que há duas formas (por osmose e pelo hormônio antidiurético) de reabsorção da água? Justifique a sua respost
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
Explicação: a) Relação dos números com os elementos:
1. Filtração
2. Arteríola eferente
3. Arteríola aferente
4. Glicose
5. Túbulo contorcido proximal
6. Reabsorção
7. Água (por osmose)
8. Túbulo contorcido distal
9. Drogas
10. Água (efeito do HAD)
11. Ducto coletor
b) O sangue entra nos capilares no interior da Cápsula de Bowman pela arteríola aferente e deixa o glomérulo pela arteríola eferente.
c) A reabsorção de água na porção tubular ocorre via aquaporinas, que torna a porção tubular descendente permeável à água e, por isso, o processo de reabsorção ocorre via transporte passivo, a osmose. Já no ducto coletor, as aquaporinas diferem das presentes nos túbulos e, com isso, a permeabilidade só é aumentada pela ação do hormônio antidiurético.
Perguntas interessantes
Matemática,
5 meses atrás
Saúde,
5 meses atrás
Matemática,
5 meses atrás
Contabilidade,
5 meses atrás
Português,
5 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás