História, perguntado por Brunaam16, 10 meses atrás

Sabe se que a ditadura/Regime militar marcou a história do Brasil. Existe sempre o sentimento de que as pessoas não devam assistir à supressão dos seus direitos, e devem lutar pela democracia e pela Constituição, lutar por suas liberdades e direitos fundamentais. O país estava dividido, entre sindicatos e donos de empresas, entre os militares e civis, entre grupos estrangeiros e nacionalistas, entre governo e oposição, entre comunismo e capitalismo, entre democracia e golpe. Ou seja, existia desde então uma polarização de interesses e lados a respeito da ditadura militar ou regime militar. Descreva o que foi a Ditatura/Regime Militar e quais os setores sociais favoráveis e os contrários ao regime Militar? Por que eram a favor ou contra? Faça uma breve contextualização com a polarização de opiniões na atualidade.​

Soluções para a tarefa

Respondido por eugildonpmba
163

Resposta:

O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país.

Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.

A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.

A intervenção política dos militares no Brasil aconteceu de maneira gradual. De fato, desde a inesperada renúncia do presidente Jânio Quadros, alguns setores militares se mostravam favoráveis ao estabelecimento da Ditadura Militar. A primeira ação tomada nesse sentido aconteceu em 1961, quando o vice-presidente João Goulart teve sua posse ao cargo presidencial ameaçada por militares que o considerava um político comprometido com as esquerdas nacionais.

Contrários ao anseio militar, diversos democratas e trabalhadores saíram em defesa da posse do novo presidente. No Rio Grande do Sul, o governador Leonel Brizola, cunhado de João Goulart, organizou uma campanha legalista a favor da oficialização do cargo assumido por Jango. A essa altura, vivia-se uma situação conflituosa que ameaçava a organização de uma guerra civil no país. Coincidentemente, Jango tinha feito uma visita à China, país que representava uma das maiores forças do socialismo mundial.

Explicação:

espero ter ajudado


luiz40967: era breve, mas tudo bem kk valeu
mariaantonia7855: caraca que enorme quantidade de letra mas mesmo assim obg
isabellalopes2005: pegou no google isso sim
Respondido por andredeggau
1

O Regime Militar foi o período em que os militares governaram o Brasil (1964-1985). Nesse período, não havia democracia no Brasil - ou seja, as pessoas não podiam votar para escolher o presidente - e o regime usava a violência.

O regime começa com um golpe em 1964. O golpe foi dado sob a justificativa de impedir que o Brasil se tornasse um país comunista nas mãos de João Goulart. Entretanto, é bem difícil afirmar que o Brasil estaria de fato se tornando comunista.

Em 1964, os setores sociais favoráveis eram os grandes empresários, a maioria dos religiosos católicos e o partido político UDN, que representava a "direita" e tinha ideias liberais na economia. Eram contra os comunistas e os partidos de esquerda, como o PTB, partido do presidente João Goulart.

Saiba mais sobre o golpe de 1964: https://brainly.com.br/tarefa/24330931

Anexos:
Perguntas interessantes