Sabe-se que a cortiça ou súber, que apresenta múltiplas aplicações, representa um tecido vegetal morto que reveste especialmente caules. No Brasil, a cortiça é retirada especialmente do sobreiro, introduzido e cultivado no Sul. A cortiça é originada do: A) felogênio. B) câmbio vascular. C) periciclo. D) meristema primário. E) endoderma.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra A)Felogênio
Explicação:
A cortiça ou súber tem origem no felogênio - meristema secundário - sendo um tecido formado por células mortas, caracterizadas pela suberificação de suas paredes celulares; geralmente apresenta formas prismáticas.
A cortiça é originada do: Alternativa a) Felogênio.
A cortiça é a casca do sobreiro (Quercus suber), um tecido vegetal que na botânica se denomina phelema e que cobre o tronco da árvore.
Todos os anos, cresce uma nova periderme, formada por anéis que crescem de dentro para fora do sobreiro que se sobrepõe às mais antigas, formando assim esta crosta.
O felogênio, também conhecido como câmbio suberógeno ou suberoso, é um meristema secundário originado da epiderme de plantas superiores ou, mais freqüentemente, de camadas corticais mais profundas em dicotiledôneas que completaram seu desenvolvimento primário.