Filosofia, perguntado por wagnerrfelipe956, 4 meses atrás

Sabe-se que a ciência faz parte da nossa vida e se relaciona com os aprofundamentos dos saberes humanos e naturais, além de dar origem à diversas áreas do conhecimento, sendo compostas a partir de diversas frentes teóricas, metodologias e finalidades. De modo geral, a Filosofia debate acerca da produção, manutenção e validação científica e esse debate perpassa pela ideia de verdade, progresso e poder. Sobre esses temas, considere (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A partir de Platão, podemos compreender o conceito de verdade como aquilo que pode ser confirmado no mundo físico, por meio de uma comprovação empírica, racional e/ou outro método válido para se atingir um conhecimento efetivo.
( ) Verdade, pois toda proposta científica precisa, o tempo todo, provar sua validade para ser aceita como tal.
( ) O progresso, no processo científico, faz-se necessário considerar as rupturas de paradigmas antes estabelecidos.
( ) A noção de poder presente na ciência indica a ideia de que a dominação se dá a partir do conheciment

Soluções para a tarefa

Respondido por eduardobrusamolin
1

Resposta:

Todas verdadeiras

Explicação:

I - (V) A primeira reflexão proposta problematiza o conceito de verdade. Se revirarmos a Filosofia Clássica, veremos, em Platão, a famosa Alegoria da Caverna, que traz uma das metáforas mais importantes da Filosofia ao relacionar a verdade como algo iluminado pelo sol, ou seja, a realidade nua e crua, e não apenas uma projeção dela (PLATÃO, 1997). Dessa forma, a partir de Platão e vários outros filósofos, podemos compreender o conceito de verdade como aquilo que pode ser confirmado no mundo físico, por meio de uma comprovação empírica, racional e/ou outro método válido para se atingir um conhecimento efetivo. (p. 72)

II - (V) Verdade, pois toda proposta científica precisa, o tempo todo, provar sua validade para ser aceita como tal (p. 72)

III - (V) progresso, porque, ao tratar da ciência, faz-se necessário considerar as rupturas de paradigmas antes estabelecidos – em outras palavras, é necessário buscar novas respostas para antigos problemas (p. 72)

IV - (V) e, por fim, o caráter de poder presente na ciência indica a ideia de que a dominação se dá a partir do conhecimento (p. 72)

Perguntas interessantes