História, perguntado por MarcelleMageski, 6 meses atrás

Sabe-se pouco dessa história indígena,e dos inúmeros povos que desapareceram em resultado do que agora chamamos eufemisticamente de "encontro" de sociedades. Um verdadeiro morticínio teve início naquele momento uma população estimada na casa dos milhões em 1500 foi sendo reduzida aos poucos a cerca de 800 mil,que é a quantidade de índios que habitam o Brasil atualmente. São muitos os fatores que explicam tal desastre populacional. Em primeiro lugar,existiu de fato uma barreira epidemiológica favorável aos europeus. Na África sucedera o oposto: Os brancos morreram aos milhares,como se houvesse uma linha invisível e envenenada. No caso da América,eram os índios que morriam,atacados por agentes patogênicos da varíola,do sarampo,da coqueluche,da catapora,da difteria,do tifo,da peste bubônica e a gripe. Mas a falta de imunidade não é suficiente para justificar tamanha mortandade. Ao contrário,o cataclismo biológico só teve tais consequências porque ocorreu num certo contexto,com características sociais específicas e até então em equilíbrio.

A partir da leitura do texto acima é correto afirmar que:

A)- Muitos índios desaparecem do Brasil,mas já se sabe muito sobre a história desses índios.
B)- Um dos motivos de tantos índios terem morrido no Brasil é devido a superioridade dos europeus.
C)- Um dos motivos de tantos índios terem morrido no Brasil é porque os europeus morriam muito na África.
D)- Um dos motivos de tantos índios terem morrido no Brasil é porque eles não tinham imunidade ás doenças que os europeus trouxeram para o Brasil.
E)- O único motivo para os índios terem morrido tanto no Brasil foi por causa das doenças que os europeus trouxeram para o Brasil.

Soluções para a tarefa

Respondido por MeghanTholiver
1

A)- Muitos Índios desaparecem do Brasil,mas já se sabe muito sobre a história desses Índios.

No texto diz que se sabe pouco dessa história,mais vários Índios desaparecem do Brasil e pode-se afirmar correto sim. (◍•ᴗ•◍)❤

Perguntas interessantes