Sabe o Português? [...] temos muitos modos. Mas não só modos de boa educação, daqueles que sua mãe aconselha a mostrar às visitas; e sim modos verbais. Dispomos de três, cada qual subdividido em tempos: indicativo, subjuntivo e imperativo – o menos usado e o mais legal. Ou você não acharia o máximo dizer- “faze tu!”- quando seu irmão pede alguma coisa? Mas vamos nos ater ao indicativo, que exprime algo certo. Nele, conjugamos em seis tempos: presente (ok), pretérito imperfeito (que não trata necessariamente de um passado exato), pretérito perfeito (tampouco se refere a uma biografia certinha), pretérito mais-que-perfeito (mania de grandeza!), futuro do presente (eu pensava “mas, afinal, isso é futuro ou presente?”) e, pasme, futuro do pretérito (que embananou de vez minha cabeça !). Portanto, irmão em língua, conjuguemos. Eu conjugo, tu conjugas, ele conjuga, nós conjugamos, vós conjugais, eles conjugam. Fácil, pois trata-se de um verbo regular de primeira conjugação. É só trocar por qualquer outra ação terminada em –ar e copiar os finais: eu copio, tu copias, ele copia, nós copiamos, vós copiais, eles copiam. A não ser que o verbo em questão seja irregular. Alguns nem chegam a mudar tanto, mas outros só podem estar de malandragem. Como o verbo ir. Tão pequeno e tão feroz, o danado é uma anomalia. Literalmente: ir é um verbo anômalo, ou seja, tem mais de um radical quando conjugado. Vejamos, em rápido passeio pelos tempos: eu vou, eu ia, eu fui, eu fora, eu irei, eu iria. Que vá, você! Se eu fosse. Quando eu for. Não vás. Ou vá, você é quem sabe! Já podia ter ido. Eu tô indo. E pensar que chegamos à escola já sabendo boa parte disso. Por isso que eu digo: Português é para os fortes!!! McFLY, Clara. Disponível em: http://www.garotasquedizemni.com/archives/001504.php
NESTE TEXTO!!
O texto trata da dificuldade existente, na língua portuguesa, no aprendizado dos verbos. Retire
do texto uma dificuldade que também seja sua e justifique sua resposta. Se quiser, use exemplos.
Soluções para a tarefa
Respondido por
21
"A não ser que o verbo em questão seja irregular. Alguns nem chegam a mudar tanto, mas outros só podem estar de malandragem. Como o verbo ir. Tão pequeno e tão feroz, o danado é uma anomalia. Literalmente: ir é um verbo anômalo, ou seja, tem mais de um radical quando conjugado."
Pois, conjugar verbo não é uma coisa facil e quando Ele é irregular muda de várias formas complicando o meu entendimento ao conjuga-lo.
espero ter ajudado!!!
Pois, conjugar verbo não é uma coisa facil e quando Ele é irregular muda de várias formas complicando o meu entendimento ao conjuga-lo.
espero ter ajudado!!!
Jabiscreusao:
Obrigado!! Salvou a minha tese de mestrado
Perguntas interessantes
Matemática,
10 meses atrás
Biologia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
História,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás
Português,
1 ano atrás