Saúde, perguntado por lenysirlene, 1 ano atrás

s infecções hospitalares constituem hoje um grave problema de saúde pública no país. Muitas vezes, são decorrentes de inadequação da assistência prestada e outras vezes são de responsabilidade da instituição prestadora da assistência. É um fato evidente que o profissional de saúde ou o hospital não contamina seus pacientes de forma voluntária, mas a inobservância de princípios básicos do controle das infecções hospitalares pode ter consequências drásticas. Agora vejamos a seguinte situação: Em um hospital, a nutricionista da clínica cirúrgica era uma profissional escrupulosa e exigente com a equipe, com internos e com residentes. Mantinha-se atualizada em relação ao conhecimento científico e tecnológico de sua área e estimulava o pessoal de sua equipe e seus alunos a que fizessem o mesmo. A nutricionista estava preocupada com o fato de há dois dias consecutivos alguns pacientes estavam apresentando síndromes infecciosas com diarreia, vômitos, dor abdominal e febre. Ela tentou várias ações buscando resolver o problema envolvendo toda a equipe de nutrição e demais profissionais na situação. Após algumas medidas / ações tomadas o problema foi resolvido De acordo com o que foi visto na disciplina de biossegurança, principalmente no que se refere às condutas necessárias para a solução do problema vivenciado pela nutricionista. Comente com embasamento teórico o seguinte questionamento: O que você faria no lugar da nutricionista? Destaque as ações que você tomaria para solucionar o problema. Utilize todo seu conhecimento aprendido para então, abordar a maior quantidade de ações que são possíveis nessa situação.


cleudeilson: qual medidas a ser tomadas

Soluções para a tarefa

Respondido por Danas
1

A conduta da nutricionista estava mais do que correta, tendo em vista que as infecções hospitalares são geralmente graves e de difícil solução que põe em risco não apenas a vida dos pacientes, como a dos profissionais também.

 

No lugar da nutricionista eu teria criado uma  Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (C.C.I.H.), tendo em vista o risco de ser uma infecção hospitalar real.

 

Iniciaria também um programa de controle ambiental, pessoal, de produtos químicos diversos e isolaria os pacientes com o mesmo quadro.

 

Perguntas interessantes