s discussões desenvolvidas durante o percurso da disciplina de linguística, apresentou um campo amplo sobre a diversidade teórica que pauta as reflexões sobre a língua. Por isso, para desenvolver um projeto de pesquisa em qualquer nível (PIC, trabalho de conclusão de curso, especialização, mestrado ou doutorado), dentro desse campo de conhecimento, o estudante precisa desenvolver seu projeto definindo qual subárea da linguística e, consequentemente, quais teóricos pautarão o desenvolvimento da pesquisa. Segundo Souza (2016), a semântica é uma das disciplinas que faz parte do contexto das teorias linguísticas e, apesar da sua complexidade, Marques (2006) afirma que a semântica é um campo de saber científico plural e a define como a ciência do significado, ou seja, o tratamento científico dessa teoria, bem como o seu conceito nuclear se pauta na análise do(s) significado(s) das palavras, expressões, sentenças, textos, etc. Há algo ainda a afirmar, pois de acordo com Tamba (2006), Guimarães (2006) e Ilari (2006) para compreendermos os significados de tais palavras, expressões ou textos, é preciso que a análise desenvolvida pelo aluno-linguista esteja totalmente atrelada ao seu contexto de produção.
A semântica não é uma disciplina de mão única, pois ela se ramifica em outras semânticas. A semântica lexical é considerada uma subárea desse campo do conhecimento que analisa o(s) significado(s) das palavras, em seus respectivos contextos. Pensando nessa tipologia de análise semântica, Neves (on-line) afirma que as palavras homônimas se subdividem em homófonas (mesmo som, escrita diferente, significado diferente. Ex: acento: sinal gráfico e assento: cadeira), homógrafas (som diferente, grafia igual e significado diferente. Ex: o almoço estava uma delícia (substantivo) e eu almoço sempre ao meio dia (verbo) e as homônimas perfeitas (som igual, grafia igual e significado diferentes. Ex: a energia acabou e a vela iluminou a sala (fonte de luz) e a embarcação afundou porque a vela rasgou (peça de pano que impulsiona uma embarcação).
Ciente sobre a definição básica da semântica, fotografe, tire print ou escaneie uma palavra homônima perfeita em duas situações de produção, com diferentes sentidos, que estão disponíveis em materiais diversos: propaganda, cartaz, outdoor, wind banner, fachada de comércio, adesivos de chão ou parede, poesia, música etc e disponibilize no formulário do MAPA em word e, em seguida, elabore uma análise de no máximo 10 linhas, do(s) seu(s) significado(s) em cada situação registrada por você.
Soluções para a tarefa
Abaixo segue uma charge de João Galvão com a palavra homônima "porca" que pode tanto significar um animal de estimação quanto uma ferramenta/parafuso. Abaixo segue um texto explicando a palavra e seu uso na charge:
Na charge de João Galvão, conseguimos ver que palavras homônimas, por vezes podem gerar dificuldades de entendimento. Na charge que separei ao ouvir a palavra porca, o menino não entende que o pai está pedindo um parafuso. Ao invés disso o menino relaciona porca ao seu animal de estimação.
Essa confusão acontece porque a palavra porca é homônima, tendo escrita e pronuncias semelhantes, mas podendo ter significados diferentes. Porca pode ser um substantivo que indica o nome de uma ferramenta, como pode ser um substantivo que nomeia um animal. É muito fácil confundir seus significados, por isso, ao usar palavra homônimas devemos sempre prestar atenção no contexto.