S Analise a imagem e responda: Qual intenção está por trás do slogan apresentado nesse adesivo? BRASIL AME-O OU DEIXE-O Adesivo do início dos anos 1970.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A frase "Brasil ame-o ou deixe-o" significa que todos os brasileiros teriam que apoiar o governo militar e os seus objetivos. os que se opunham ao governo eram considerados inimigos e "teriam" que deixar o país. Esse era o slogan do governo Médici, que recorria à propagandas para se apresentar como homem do povo.
Explicação:
Era uma referencia a Operação Bandeirante, ou simplesmente OBAN, que foi uma organização criada em 1969 pelo Regime Militar do Brasil. Seu objetivo era investigar e desarticular facções revolucionárias comunistas que subsistiam à época no país.
O slogan ufanista “Brasil: Ame-o ou deixe-o” fez parte da propaganda política do regime militar durante o governo do General Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), considerado um dos mais repressivos da História do país. Foi cunhado pela iniciativa privada que apoiava o governo.
Médici assumiu após Costa Silva e seu AI-5, que retirou o direito ao habeas corpus e fechou o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras de Vereadores. A intervenção direta na política e na ordem social foi exemplificada pela violência contra os opositores à ditadura.
Propaganda na Ditadura Militar
- Assim como a censura aumentou a partir de 1968 e no governo Médici, a propaganda favorável ao governo também.
- Isso já havia acontecido no Estado Novo (1937-1945), mas naquela época existia o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda).
- A Ditadura não criou um órgão responsável pelas propagandas, mas definiu parâmetros através das censuras.
- A iniciativa privada, sobretudo agências de propaganda, jornais e veículos de televisão, criaram slogans favoráveis ao governo, como: “Pra frente Brasil”; “Ninguém segura este país”.
Sobre a Ditadura Militar, confira: https://brainly.com.br/tarefa/6676060
#SPJ2