“Ruth Benedict escreveu em seu livro O crisântemo e a Espada que a cultura é como uma lente através da qual o homem vê o mundo. Homens de culturas diferentes usam lentes diversas e, portanto, têm visões desencontradas das coisas. Por exemplo, a floresta amazônica não passa para o antropólogo — desprovido de um razoável conhecimento de botânica — de um amontoado confuso de árvores e arbustos, dos mais diversos tamanhos e com uma imensa variedade de tonalidades verdes. A visão que um índio Tupi tem deste mesmo cenário é totalmente diversa: cada um desses vegetais tem um significado qualitativo e uma referência espacial [...]”
Fonte: LARAIA, Roque de Barros. Cultura um conceito Antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 1986. 116 p.
Durante muito tempo, o conhecimento produzido na Europa classificou o mundo conforme suas perspectivas, criando um conhecimento de mundo hegemônico e não amplo, de acordo com as vivências de cada ser humano, conforme é apontado acima. Deste modo, essa visão europeia de ver o mundo pode ser chamada de:
Antropocentrismo.
Eurocentrismo.
Heliocentrismo.
Teocentrismo.
Etnocentrismo.
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
Resposta:
Eurocentrismo.
Explicação:
O Eurocentrismo é um termo utilizado para designar a centralidade e superioridade da visão europeia sobre as outras visões de mundo. As pessoas eurocêntricas levam em conta somente os valores europeus.
cantoteclasecordas:
obrigada Jeferson nota 10 com sua resposta
Respondido por
23
É correta a alternativa B.
O eurocentrismo é um dos tipos de etnocentrismo e é o modelo político-ideológico que considera que as sociedades são tão mais desenvolvidas quanto mais se aproximam do modelo europeu.
Deste modo os europeus consideravam como "selvagens" e "bárbaros" todos os povos que não se comportavam como eles mesmos, tendo se posto a colonizar uma grande parte do mundo, em um processo no qual, indiretamente, destruíram culturas e povos que viam como "inferiores".
Perguntas interessantes