História, perguntado por mariaclarabf8348, 1 ano atrás

"Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império |do Brasil], uma trama conspiratória inspirada na violenta Revolução do Haiti [...]. A simples menção da nação das Antilhas, segunda colônia das Américas a obter sua independência, em 1804, causava arrepios nos países escravocratas. A abolição da escravatura no Haiti foi um banho de sangue perpetrado pelos negros contra seus dominadores."
(LAPA, luri. 0 Haiti é aqui? Revista de História da Biblioteca Nacional. Disponível em . Acesso em 10 fev. 2016. )

Segundo o texto, a Revolução do Haiti
a) resultou da reação da população negra e escrava, maioria no país, que se rebelou contra a pequena elite dos brancos, tomando o poder.
b) foi concluída pela liderança de Jean-Jacques Dessalines, que derrotou os franceses e inaugurou uma fase de reconstrução e prosperidade.
c) eclodiu como uma rebelião escrava que levou o país à independência, mas, após a emancipação, a elite branca c r io lla consolidou-se no governo do país.
d) explodiu de forma desordenada, sem uma liderança coesa, motivo pelo qual o país voltou a ser colonizado em 1802 pelas tropas de Napoleão Bonaparte.
e) teve como referência a independência dos Estados Unidos (1776) e sua violência foi decorrente das tradições tribais africanas e de práticas de vodu.

Soluções para a tarefa

Respondido por Garcias29
6
Olá,

Resposta letra "A"

A revolta do Haiti foi um levante de escravos que exigiam melhores condições de trabalho e mais tempo para cultivar a própria roça.

O Haiti era ocupado por apenas 7% de colonos brancos e 87% de negros, isso facilitou que houvesse um domínio da colônia.



Após varias lutas os negros foram vitoriosos e a história dos escravizados do Haiti espalhou por toda a América o Haitianismo, que significa o medo das demais colônias que houvesse levantes escravos bem sucedidos. Inclusive esse medo ocorria no Brasil sempre que havia motins dos escravos.

Perguntas interessantes